Durante a pandemia de Coronavírus (COVID-19) a utilização de programas de videoconferências se tornou popular, entretanto, os softwares utilizados estão longe de serem perfeitos, possuindo dificuldades de tornar uma reunião mais dinâmica ou aconchegante. Um dos grandes entraves atualmente, de acordo com a Microsoft, é o fato de haver muitas pessoas para prestar atenção ao mesmo tempo além de estarem separadas por diversos quadrados na tela. Para solucionar isso, a desenvolvedora do pacote Office lançou o modo Together (juntos) no Microsoft Teams.

No modo Together será possível, durante as videoconferências, mudar o plano de fundo e colocar as pessoas nele com uma organização diferente. Através da IA (inteligência artificial) desenvolvida pela Microsoft, será possível capturar somente a imagem das pessoas e renderizar um fundo diferente, que no caso é um ambiente para proporcionar uma nova experiência de comunicação. Neste momento, os desenvolvedores pensaram em exibir os integrantes da reunião de uma forma que os participantes não desviassem a atenção do grupo como um todo, então para isso foi aproximado a distância entre as imagens de cada pessoa (sem aparecer o ambiente em que cada uma esta) e cada uma foi colocada em um assento de um auditório virtual, que você pode observar abaixo.

Videoconferência com o modo Together ativado. Fonte: Microsoft
Videoconferência com o modo Together ativado. Fonte: Microsoft

Marissa Salazar, funcionária da Microsoft, diz:

"Antes de tudo, você notará que a maneira como estamos olhando é obviamente muito diferente de algo a que estamos acostumados, não apenas estamos fora da grade, mas estamos olhando para esse espelho (imagem) de nós mesmos."

O diretor do grupo de engenharia de fatores humanos da Microsoft, Michael Bohan, diz:

"Quando você tem uma exibição em grade, todo mundo fica na caixa e seu cérebro precisa tratá-las como partes individuais - precisa analisar todas as informações. Quando você remove essas arestas, seu cérebro pode começar a ter uma visão mais unificada das coisas."

Atualmente o modo Together do Microsoft Teams possui apenas o fundo de auditório para selecionar e tem como capacidade máxima 49 participantes. Porém, os desenvolvedores já estão trabalhando em outras formas de exibição para os fundos como, por exemplo, o ambiente de uma cafeteria.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!