Foi anunciado hoje novas funcionalidades para o aplicativo Facebook Messenger para trazer uma nova experiência de realidade aumentada (RA) nas videochamadas. Segundo o Facebook, a nova ferramenta "Group Effects" que está chegando agora ao Messenger, será disponibilizada em breve no Instagram.

Group Effects pode ser utilizado por todos durante uma videochamada e é possível escolher até 70 efeitos, incluindo o de um jogo para ver quem cria o melhor hambúrguer mais rapidamente. O objetivo do Facebook com a nova funcionalidade é trazer uma experiência mais interativa para os usuários do Messenger.

Como acessar os novos Group Effects

Para saber se você já recebeu o Group Effects no aplicativo Facebook Messenger, inicie uma chamada de vídeo ou crie uma sala. Em seguida, toque no símbolo de rosto sorridente para abrir o menu de efeitos. Feito isso, basta selecionar uma das opções para iniciar uma experiência de realidade aumentada (RA) na videochamada.

Group Effects no app Facebook Messenger durante vídeochamadas. Fonte: Facebook
Group Effects no app Facebook Messenger durante vídeochamadas. Fonte: Facebook

Expansão da API Spark AR

De acordo com o Facebook, está sendo implementada uma expansão para sua API Spark AR. A novidade deverá chegar no final de outubro de 2021 e irá permitir que os criadores de conteúdo e desenvolvedores criem seus próprios Group Effects. No blog do Facebook é dito:

"Os Group Effects fornecem uma maneira mais envolvente e interativa de se conectar com seus amigos. Eles também apoiam a comunidade de criadores e dão às pessoas mais maneiras de se expressarem."

Animações para palavras sugeridas no chat

Outra novidade que está chegando ao Facebook Messenger são os novos "efeitos de palavras sugeridas" que agora irão ter uma animação no chat. Quando uma pessoa enviar algo como "boa noite" ou "parabéns" no chat, aparecerá a opção de criar um efeito para a palavra escrita. Estes efeitos estão sendo lançados agora para todos os usuários do iOS e estarão disponíveis para Android nas próximas semanas.

Os "SoundMojis"

O Facebook está lançando agora novos "SoundMojis" do personagem James Bond devido a estreia do filme "No Time to Die" nos cinemas. Há também outros "SoundMojis" novos, incluindo alguns relacionados a temas fantasmagóricos de Halloween. A empresa trará também quatro efeitos de realidade aumentada para celebrar o Halloween.