Logo depois de surgirem vídeos conceito de realidade aumentada (RA) da Samsung, a fabricante de chips Qualcomm revelou um novo design referência para RA: um "smart viewer" AR, onde o usuário poderá conectá-lo a um smartphone ou PC via USB-C. O dispositivo chama-se "XR1 Smart Viwer" e foi desenvolvido para ter um formato de óculos de sol com foco na leveza com diversos recursos embutidos para dar uma percepção especial diferenciada.

Como o X1R Smart Viewer funciona

O XR1 foi desenvolvido para se tornar um wearable indispensável para o consumidor de smartphones e PCs. O dispositivo possui dois monitores OLED com resolução Full HD e taxa de atualização de 90Hz, além de várias câmeras para adicionar uma sobreposição virtual ao mundo real.

O X1R Smart Viewer não é como as plataformas XR1 ou XR2 (par de chipsets otimizados para óculos de realidade virtual e aumentada). Os óculos referência de realidade aumentada da Qualcomm foi desenvolvido para realizar tarefas utilizando outros eletrônicos para trabalhar de forma conjunta, permitindo assim um design mais leve.

Óculos de realidade aumentada referência da Qualcomm: X1R Smart Viewer. Fonte: Qualcomm
Óculos de realidade aumentada referência da Qualcomm: X1R Smart Viewer. Fonte: Qualcomm

A câmera dos óculos de realidade aumentada da Qualcomm suporta rastreamento da mão como controle. Entretanto, como muitos óculos AR, há um campo de visão limitado a apenas 45°, algo semelhante a capacidade do Microsoft HoloLens 2.

Lenovo revela na CES 2021 os óculo ThinkReality A3

No início deste ano, a Lenovo chegou a anunciar seus óculos de realidade aumentada baseado no design referência do X1R Smart Viewer. Os A3 ThinkReality irão ser lançados ainda neste ano de 2021, porém ainda não se sabe o valor que será cobrado por eles.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!