Foi anunciado que a Qualcomm, em parceria com a haptics Lofelt, o desenvolvimento de uma sensação tátil mais avançada para o sistema operacional Android 12. O objetivo do trabalho conjunto entre as duas empresas é trazer a experiência sensorial oferecida em iPhones para o SO da Google, quebrando algumas barreiras que surgiram ao longo dos anos pelo ecossistema. No ano de 2019, a Apple começou a oferecer para os desenvolvedores ferramentas mais avançadas para simular toques e cliques através de vibrações, onde havia a opção de combinação com áudio e ações nos jogos para haver uma imersão maior.

Confira abaixo o anuncio feito pelo perfil oficial da Lofelt sobre a novidade:

Como irá funcionar

A Qualcomm e a Lofelt pretendem trazer a mesma experiência oferecida pela Apple, mas no Android. As empresas pretendem criar uma "estrutura de software tátil universal" que roda de forma nativa em conjunto com chipsets Snapdragon. Fabricantes de smartphones poderão licenciar o programa e API para incorporar haptics (sensação tátil) avançados para games mobile e outras experiências que podem vir a ser imersivas em seus celulares.

Abrangência

Devido à grande abrangência dos chipsets Snapdragon em smartphones Android, a disseminação da nova tecnologia de sensação tátil será sem dúvidas rápida. Juntando o conhecimento especializado da Lofelt com a presença da Qualcomm no mercado de celulares, não será uma tarefa muito difícil levar a novidade para a grande maioria dos usuários de celulares Android.

Perspectivas

Caso o Lofelt consiga estruturas que permitam a reprodução tátil instantânea, além de uma reprodução transiente consistente e boa sincronização entre áudio e tátil, a Qualcomm ficará à frente de seus rivais de chips e terá experiências superiores em aplicativos Android.

O que achou da novidade? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!