Em julho de 2015, a União Europeia lançou oficialmente duas investigações antitruste contra a Qualcomm. Essas ações foram para avaliar se a fabricante de chips abusava de sua posição dominante no mercado para forçar os consumidores a usar seus chips.

Em dezembro de 2015, a União Europeia acusou formalmente a empresa de usar sua posição dominante no mercado de chips para celulares para suprimir concorrentes. Como parte da investigação em andamento, a União Europeia exige que a Qualcomm forneça informações mais relevantes.

No entanto, a empresa subsequentemente apelou do pedido da UE. Em seu recurso, pediu ao tribunal que rejeitasse o pedido da UE. A Qualcomm disse na época que a coleta dos dados exigidos pela União Europeia custaria pelo menos 3 milhões de euros. Também custará milhares de horas de trabalho para 50 funcionários e 16 consultores externos.

Qualcomm não tem poucas disputas legais

A Qualcomm disse: "O pessoal principal do departamento financeiro da empresa deve abandonar seu trabalho diário e examinar pelo menos 120 caixas de documentos em um depósito remoto". Em abril de 2019, o Tribunal Intermediário da UE rejeitou o recurso da Qualcomm. Hoje, o Tribunal de Justiça da UE mais uma vez rejeita o recurso da Qualcomm.

Em julho de 2019, apenas um mês após a Qualcomm ter entrado com um recurso, a Comissão Europeia anunciou que aplicou uma multa de 242 milhões de euros (aproximadamente US$293 milhões) à empresa devido ao "comportamento predatório" da Qualcomm entre 2009 e 2011.

A multa é basicamente por causa da manipulação de preços. Ele define o preço abaixo do custo para forçar os concorrentes a se retirarem do mercado. Assim, ela pode vender livremente seus três chipsets de banda base para dois de seus clientes. A fabricante de chips americana posteriormente disse que apelaria. Enquanto o recurso estiver pendente, a empresa dará garantias financeiras em vez de pagar multas.

A Qualcomm também disse: "A Comissão Europeia passou vários anos investigando nossas vendas para dois clientes, mas cada cliente disse que prefere os chips da Qualcomm, não por causa do preço, mas porque os chipsets dos concorrentes são tecnicamente inferiores."

Para os grandes fabricantes, casos como este são muito comuns e enfrentam-nos regularmente. Empresas como Huawei, Apple e Samsung são frequentadoras assíduos de ações como essas. No entanto, essas empresas sempre encontram uma maneira de se desvencilhar dos processos, apesar de multas pesadas em alguns casos. A Qualcomm agora terá que enfrentar o processo rigoroso de fornecer mais informações sobre suas práticas de negócios.