A Netflix planeja retirar seu plano básico sem anúncios das opções de assinatura. Emma Roth, do TheVerge, relatou que os executivos da empresa disseram aos investidores que estão retirando o plano [básico] em alguns países onde os planos suportados por anúncios estão disponíveis. De acordo com as informações, essa decisão será aplicada inicialmente para o Canada e o Reino Unido no segundo trimestre de 2024.

O que a Netflix pretende ao remover o plano básico sem anúncios?

Plano básico sem anúncios pode ser retirado das opções da Netflix. Fonte: Oficina da Net
Plano básico sem anúncios pode ser retirado das opções da Netflix. Fonte: Oficina da Net

Durante a entrevista em vídeo da Netflix para seus investidores, Greg Peters, co-CEO da empresa, disse que o plano básico com anúncios já está com 23 milhões de usuários ativos mensais e a prioridade é escalar isso. Segundo Greg, para que isso aconteça, a companhia pretende retirar seu plano básico sem anúncios, além de alterar o plano com anúncios aumentando a resolução para Full HD (1080p) e adicionar o recurso de download para assistir off-line.

No quarto trimestre de 2023, como no trimestre anterior, nossa adesão a anúncios aumentou quase 70% trimestre após trimestre, apoiada por melhorias em nossa oferta (por exemplo, downloads) e pela eliminação gradual de nosso plano Básico para membros novos e reingressantes em nossos mercados que possuem o plano com anúncios. O plano com anúncios agora representa 40% de todas as inscrições da Netflix em nossos mercados de anúncios e pretendemos retirar nosso plano Básico sem anúncios em alguns de nossos países que possuem o plano com anúncios, começando pelo Canadá e Reino Unido no segundo trimestre e continuando a partir daí.

Se a Netflix retirar seu plano básico sem anúncios de vários países, tornando algo padrão, os assinantes não terão uma opção que seja meio-termo. Ou terão de pagar pelo plano básico com anúncios ou deverão assinar o plano padrão, que é consideravelmente mais caro.