Recentemente, durante o evento de lançamento da série brasileira "Maldivas" da Netflix, o vice-presidente de Conteúdo da Netflix na América Latina, Francisco Ramos, disse a uma colunista do jornal Folha de S.Paulo que a obra cinematográfica faria parte de um plano "gratuito" com publicidade. Entretanto, essa colocação foi errônea e a plataforma de streaming informou que há planos para uma assinatura com anúncios (propaganda), mas que o plano seria somente mais barato, não gratuito.

Na ocasião, a colunista do jornal brasileiro questionou sobre um "sistema híbrido" como ocorre no GloboPlay, onde há duas opções: uma com parte do conteúdo disponibilizado de graça, através de um menu com conteúdo limitado, onde as transmissões ali possuem propagandas, e outra paga, onde quase não se tem publicidade. Entretanto, Francisco insistiu que haveria um plano "gratuito" na Netflix como opção de assinatura.

Netflix terá anúncios (propagandas) no 4º trimestre de 2022

Em maio de 2022, durante o comunicado de ganhos da Netflix no primeiro trimestre de 2022, foi dito que a plataforma perdeu 200 mil assinantes no início deste ano e espera-se que as perdas continuem a ocorrer. A empresa diz que a previsão para o segundo trimestre de 2022 ocorra uma perda global de 2 milhões de clientes. Este provavelmente seja o motivo para que o cofundador e co-CEO da Netflix, Reed Hastings, mudasse o seu posicionamento (via DigitalTrends) em abril deste ano, onde ele havia dito que a Netflix não iria adicionar propagandas ao seu serviço por pelo menos 1 ano.

No mês passado, de acordo com o The New York Times, os executivos da plataforma de streaming revelaram que a empresa mudou de ideia e que agora há planos para implantar anúncios no quarto trimestre de 2022. No dia 19 de abril, a Netflix havia declarado suas intenções (via TechCrunch) que pretendia oferecer planos de assinatura mais baratos com comerciais.

Especialistas dizem que a Netflix deveria ter explorado anúncios em sua plataforma mais cedo

Diversos especialistas vêm dizendo há muito tempo que a Netflix deveria explorar anúncios em sua plataforma, diz o site TechCrunch. Geralmente as plataformas de streaming inserem propagandas e oferecem seu serviço gratuitamente ou com um valor mais baixo pela assinatura. Com isso, a empresa poderia ter ganhado um grande número de clientes ao invés de perdê-los, como está ocorrendo agora.

Reajuste de preços

Em março deste ano, a Netflix anunciou um reajuste no preço de sua assinatura nos EUA. O aumento foi entre US$ 1 e US$ 2, dependendo do plano escolhido. Obviamente, isso gerou diversas reclamações nas redes sociais, onde muitos assinantes consideram abusivo o aumento. Entretanto, ainda não se sabe se haverá ou não um aumento nas assinaturas da Netflix no Brasil. É importante salientar que no final de 2021, a plataforma de streaming subiu o valor de seus planos, chegando a cobrar R$ 55,90 pelo plano família com 4 telas em resolução 4K (confira aqui todos os detalhes).