A Netflix cobrará de seus assinantes um valor extra para quando houver acessos fora de suas casas. A informação veio do site Variety, onde é dito que o objetivo é evitar que haja o "compartilhamento não autorizado de senha".

Nos termos de serviço da Netflix é dito que a conta de um cliente "não pode ser compartilhada com indivíduos fora de sua casa". Entretanto, a prática de compartilhamento de senhas entre familiares e amigos é muito comum. Por anos a plataforma de streaming tentou ignorar essa prática, mesmo sendo contra desde o início, mas no ano passado a empresa chegou a fazer um teste limitado, onde era solicitado que os usuários inserirem seus dados de conta na tentativa de incentivar os "aproveitadores" a pagar suas próprias contas.

Três países da América Latina foram selecionados para realizar um novo teste

De acordo com o Variety, haverá um próximo teste em três países: Chile, Costa Rica e Peru. Nesta etapa, a Netflix irá permitir que seus assinantes compartilhem suas contas com pessoas que moram fora de sua casa. Entretanto, isso será feito, segundo Chengyi Long, diretor de inovação de produtos da empresa, de maneira fácil e segura, além de pagar um pouco mais.

Por se tratar de um teste, essa mecânica de compartilhamento pode ou não expandir para além destas regiões. Essa nova política começará a ser aplicada nas próximas semanas nos países selecionados.

No blog da Netflix Chengyi diz:

"Sempre facilitamos para as pessoas que moram juntas compartilhar sua conta Netflix, com recursos como perfis separados e vários fluxos em nossos planos Standard e Premium. Embora tenham sido muito populares, também criaram alguma confusão sobre quando e como a Netflix pode ser compartilhada. Como resultado, as contas estão sendo compartilhadas entre as famílias - impactando nossa capacidade de investir em ótimas novas TVs e filmes para nossos membros."

A nova forma da Netflix lidar com "aproveitadores" de assinaturas não é definitiva

Não há garantia de que a cobrança de pessoas que não moram na casa do assinante seja algo permanente. No texto publicado no blog da Netflix é dito:

"Trabalharemos para entender a utilidade desses dois recursos para os membros desses três países antes de fazer alterações em qualquer outro lugar do mundo."

Novo recurso de transferência de dados entre contas

Outro teste que a Netflix está realizando é de um recurso que permite ao assinante transferir seu perfil de usuário para as novas contas, evitando que se perca o histórico de filmes, séries e documentários assistidos, além das recomendações específicas. No Chile, Costa Rica e Peru será possível transferir informações de perfil para uma nova conta ou subconta de membro extra, preservando todos os dados de histórico de conteúdo visto, conteúdo parcialmente visto, lista para assistir, recomendações personalizadas e mais.