Oficina da Net Logo

Os melhores documentários da Netflix sobre ciência e natureza

Confira uma lista com 10 dicas de documentários sobre diferentes assuntos ligados à ciência e natureza para assistir na Netflix.

Por | @ingridjank Netflix Pular para comentários

Os documentários são filmes que educam, que mostram o que ainda não foi visto, que protestam e que tocam as pessoas de diferentes maneiras e sensações. Existem inúmeros documentários interessantes sobre tudo o que se pode imaginar e com diferentes propostas. São filmes não tão populares como filmes de histórias, com atores e personagens inventados. Porém, com a chegada de serviços de streaming como a Netflix, que possui atualmente 110 milhões de assinantes pagantes, os documentários começaram a ter mais visibilidade. Cada vez surgem assuntos um mais interessante que o outro, e quase podemos encontrar um documentário para cada gosto pessoal.

Nesse contexto de muitos conteúdos curiosos e cativantes, fica difícil escolher um para começar, e por isso resolvemos montar uma lista seletiva com 10 documentários com o tema ciência e natureza que estão disponíveis no momento para assistir na Netflix. Espero que gostem!

1. Terra (2015) 

Terra é um documentário que propõe um questionamento sobre a nossa relação com os animais e o meio de vida que levamos, sempre usufruindo da vida selvagem ao mesmo tempo em que nos afastamos da natureza. O compartilhamento da natureza entre humanos e as outras criaturas que habitam o planeta deve ser repensado segundo este documentário, pois os animais viraram refugiados que por muitas pessoas são esquecidos e somente lembrados quando necessários a sua sobrevivência. Leia em destaque: Filmes de comédia para assistir na Netflix.

2. Quanto Tempo o Tempo Tem (2015) 

Com produção brasileira, este documentário reflete sobre o tempo em um ponto de vista acadêmico, trazendo filósofos, sociólogos e historiadores para dialogarem e explicarem sua definição sobre o tempo. Mais precisamente, eles tentam definir o que é o tempo, as possibilidades de medi-lo, a transformação social e econômica que ele causou e a influência que causa nas pessoas e na tecnologia. O filme é montado através dos diferentes diálogos de cada convidado, que apresentam o tema tempo de variados ângulos, conforme o estudo de cada um.

3. Geração Marte (2017) 

Geração Marte é um documentário com o selo “Original Netflix”, que aborda a nova geração de astronautas do “Space Camp”, um acampamento para jovens astronautas que oferece estudo e treinamento físico-psicológico para uma possível futura ida ao planeta vermelho. Dentro do tema de exploração espacial, há um teor político-social sobre o funcionamento de um importante órgão governamental que continua funcionando mesmo com um orçamento cada vez menor, mostrando também a perda do interesse nas explorações espaciais por parte do governo e pela sociedade.

Os diálogos são formados pelos adolescentes que desejam contribuir para a expedição à Marte, juntamente de entrevistas com nomes importantes da ciência, como o educador científico Bill Nye, o renomado astrofísico Neil Degrasse Tyson e o físico co-criador da teoria de campos de corda, Michio Kaku.

3. Minimalismo: um documentário sobre as coisas que importam (2016)

Criado pelo ex-publicitário Ryan Nicodemus junto de seu amigo ex-empresário Joshua Milburn, o documentário pretende ilustrar a vida de quem vive com menos por opção, adotando um estilo de vida minimalista, cada um com um porquê diferente. Essas pessoas defendem uma vida mais saudável e sem exageros em compras, usufruindo apenas do que lhes é essencial e realmente necessário.

Os dois autores são norte-americanos, vindos do país mais consumista da terra, e querem demonstrar a essência da vida minimalista: um protesto para as pessoas voltarem ao que realmente importa e pararem de consumir sem precisar. A questão principal e a reflexão deixada pelo documentário é que “existe um template, mas é apenas um template, e não O template.” Isso significa que há modos de se viver a vida, mas não um modo padrão, então devemos buscar uma maneira que a vida se torne boa para todos ao mesmo tempo.

4. Tales by Light (2016) 

Para os que são apaixonados ou admiradores da fotografia, esta série documental é perfeita para ilustrar em lindas imagens as histórias por trás de quem fotografa. Na primeira temporada conhecemos cinco fotógrafos que vivem em busca da foto perfeita, eles contam como são guiados pela curiosidade e a vontade de conhecer culturas em extinção e lugares desconhecidos. Os primeiros fotógrafos são Darren Jew, Richard I’Anson, Krystle Wright, Art Wolfe (com dois episódios) e Peter Eastway.

5. Projeto Coelho Branco (2016) 

Uma produção original da Netflix para quem ama MythBusters, ou “Os Caçadores de Mitos”. O projeto é apresentado por Kari Byron, Tory Belleci e Grant Imahara, que trabalharam auxiliando Adam Savage e Jamie Hyneman na série MythBusters. O objetivo desta série documental é mostrar os apresentadores avaliando eventos como assaltos milionários e fugas da cadeia bem arquitetadas, assim como os maiores vigaristas da história. Eles também constroem objetos curiosos e realizam algumas experiências, assim como os caçadores de mitos.

6. Seremos História? (2016) 

Em busca de respostas sobre o que está sendo feito pelo aquecimento global, Leonardo DiCaprio realizou uma jornada para procurar respostas e mostrar as mudanças climáticas que estão ocorrendo diariamente sem que a população se dê conta ou escolhe não se importar. O ator viaja para vários países para investigar as consequências do aquecimento e também para conversar com pessoas que estão lidando com isso e com ícones importantes como o Papa Francisco, Barack Obama, Elon Musk, Ban Ki-moon e outros.

7. Everyday Miracle (2014) 

Mesmo sendo uma produção mais velha, esta série de documentários ainda é interessante e curiosa. Na série, o cientista Mark Miodownik fala e mostra objetos do nosso dia-a-dia que foram grandes invenções para uma vida mais confortável e facilitada. É uma série britânica para os curiosos de plantão, que gostam de conhecer a origem das coisas e como surgem as inovações.

8. Ursos (2014) 

Um documentário Disneynature’s, Ursos mostra um ano na vida de uma mãe ursa e seus dois filhotes, que ao crescer vão aprendendo as importantes lições de vida. A família mora no Alasca e deve enfrentar o fim do inverno quando saem da hibernação. Os dois filhotes fofinhos são os protagonistas desse filme, e a mãe corajosa e protetora está sempre ali, cuidando deles enquanto eles brincam e a seguem entre montanhas e rios. Quando o ambiente de primavera muda para o verão, os ursos pardos precisam procurar por comida e lidar com os ursos machos que são inimigos e com vários outros predadores, como os lobos.

9. Virunga (2014)

Bastante premiado em festivais e nominado ao Oscar, Virunga fala sobre o Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo, lugar que abriga os últimos Gorilas da montanha que existem no mundo. O foco está na equipe de guardas florestais que protegem o lugar de milícias, de empresas que procuram por petróleo e também dos desastres naturais.

A produção tem como produtor executivo Leonardo DiCaprio, que possui grande interesse nesse campo e está sempre procurando ajudar em tudo o que diz respeito a natureza. Para quem curte temas que abordam a proteção de animais e o meio ambiente vai se surpreender com a lealdade dos guardas que arriscam a vida para proteger o parque mais precioso da África. É emocionante.

10. Nova: Deadliest Tornadoes (2012) 

Depois da pior temporada de tornados nos Estados Unidos em 2011, que chegou a matar 550 pessoas, cientistas estudam e se esforçam para saber como os tornados se formam e como as pessoas podem prevê-los e se prevenir de futuros eventos. Os cientistas utilizam a tragédia de 2011 a fim de obter respostas que os ajudem a melhorar a previsão desses fenômenos. Em entrevistas com vítimas do evento que sofreram por perder entes queridos e os trabalhos de uma vida inteira, é possível ver como a natureza pode despedaçar vidas que se unem para viver novamente, do zero.

Já viu algum destes documentários ou tem mais dicas para nós? Conte-nos a sua opinião nos comentários!

Leia também:

 

MAIS SOBRE: #Netflix  #documentário  #filme  #natureza
Comentários
Carregar comentários