Durante a MWC 2018, a MediaTek anunciou o seu mais novo processador voltado aos smartphones, o Helio P60. A proposta da companhia com o novo produto é garantir uma boa performance, eficiência energética e inteligência artificial aos aparelhos intermediários avançados.

Semelhante aos seus antecessores P23 e P30, o Helio P60 é um chip octa-core com processo de produção de 12 nanômetros e uma tecnologia chamada CorePilottechnology, a qual distribui a carga de trabalhos entres os núcleos para obter melhor desempenho.

Em relação aos seus antecessores anunciados no ano passado, a companhia promete uma performance de até 70% melhor tanto na CPU como na GPU. Quanto a parte gráfica, o processador é composto pela Mali MP3 GPU com clock de 800 MHz. A MediaTek afirma que é possível obter uma eficiência maior durante atividades mais intensas de até 25%. O novo processador também suporta câmeras duplas de 20 megapixels e de 16 megapixels ou uma única câmera de até 32 megapixels.

A MediaTek quer fazer com que os donos de smartphones intermediários também tenham acesso as novidades da inteligência artificial, e para isso, o P60 conta com arquitetura NeuroPilot, o qual é compatível com a Neural network da Google.

Ainda não se tem informações sobre quais os possíveis aparelhos que possam ser anunciados com o novo chipset da MediaTek, mas como a fabricante já trabalhou com a ASUS, Quantum, LG e Sony é bem provável que vejamos algum aparelho de alguma destas marcas com o Helio P60. Porém, como o foco é aparelhos intermediários avançados, o Helio P60 deve aparecer mesmo em smartphones de empresas asiáticas, como Meizu e Xiaomi.