A equipe que lidera o Firefox vem trabalhando pesado para garantir aos seus usuários um excelente desempenho do navegador. Para comprovar o fato, uma build interna do browser bateu recordes em um teste realizado, sendo que foi possível abrir simultaneamente mais de 1.500 abas.

A façanha foi explicada por Dietrich Ayala, um desenvolvedor da Mozilla que resolveu comparar as diferenças de desempenho entre a versão atual do programa e futuros updates do software. Os resultados foram publicados na web. As melhorias são surpreendentes.

Novo update do Firefox
Novo update do Firefox

No Firefox 54, que é a versão estável mais atual do dispositivo para o público, iniciar o browser com exatas 1.691 abas é uma tarefa que demora mais de quatro minutos, além de ocupar 2 GB de memória do computador. Com as builds 55 e 56, o mesmo processo leva apenas 15 segundos e o consumo de RAM também é menor, ou seja, de apenas 500 MP.

O upgrade faz parte da iniciativa "quantum flow", que desafia o time da Mozilla a melhorar as respostas do aplicativo e ainda a otimizar a experiência dos internautas com o navegador. A empresa agora, com tudo isso, pretende abocanhar uma parcela maior de usuários e assim, aumentar a participação do Firefox no mercado, que atualmente é de apenas 12%. Ele está atrás do Chrome (59,5%) e também do Internet Explorer (16,8%).