Nesta semana o Signal - popular mensageiro instantâneo que ganhou milhões de membros após o WhatsApp anunciar mudanças nos termos de uso e privacidade - tentou divulgar anúncios no Facebook expondo como a empresa coleta os dados dos usuários e vende para marcar, que possuem acesso a localização, perfil de uso e outros dados que são vendidos para que as marcas criem sua estratégia de veículação de publicidade. O rastreamento dos dados tem sido bastante discutido recentemente, visto que a cada dia as pessoas estão mais preocupadas em como suas informações estão sendo disponibilizadas na Internet.

Privacidade dos usuários

É evidente que o Facebook possui várias informações sobre os usuários que utilizam a rede social. Esses dados são compartilhados com empresas a fim de direcionarem com maior precisão os anúncios que serão veículados na plataforma, com isso a chance da pessoa adquirir o produto ou contratar o serviço é significativamente maior. Isso fica visível com o rastreamento que a desenvolvedora faz em sites e aplicativos, por isso que é tão comum encontrar uma publicidade logo após pesquisar por uma marca ou objeto.

Isso foi utilizado pelo Signal - mensageiro instantâneo - para expor para os usuários do Facebook como a empresa realiza a coleta dos dados e em que contexto eles são utilizados pelos anunciantes. Algumas horas após os anúncios do Signal estarem sendo veículados o Facebook Inc. suspendeu a divulgação e deletou a conta da empresa responsável pelo Signal.

Anúncios do Signal no Facebook. (Foto: Reprodução).

A primeira mensagem diz:

'Você recebeu este anúncio porque ama K-pop e engenharia química. Este anúncio usou sua localização para ver que você está em Berlin e tem um novo bebê. [...]', expondo algumas informações pessoais que foram disponibilizadas pelo Facebook.

O Facebook informou que a suspensão dos anúncios não ocorreu devido ao conteúdo das propagandas mas pelo fato de que o Signal "não realizou os pagamentos" e por isso teve sua conta excluída do Facebook Ads, versão para anunciantes e que permite contratar propagandas nos apps do Zuckerberg.

Signal bloqueado no Facebook Ads. (Foto: Divulgação/Signal).

Facebook vs Apple

Na última semana surgiram rumores de que o Facebook poderia se tornar um serviço pago para os usuários do iOS pois o sistema operacional possui um recurso que desativa o rastreamento de apps no iPhone e isso vem sendo um problema para Mark Zuckerberg, que depende dos anúncios para tornar sua rede social lucrativa e viável.

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