O Microsoft Teams está recebendo comunidades para que seus usuários criem grupos e utilize em conjunto com os recursos de calendário, reunião e bate-papo do aplicativo. A desenvolvedora do Windows diz que as comunidades poderão ser utilizadas principalmente para a organização de eventos, além de reunir grupos de, por exemplo, clubes esportivos, pessoas com um hobby em comum ou mesmo indivíduos que procuram uma forma mais econômica e fácil de transporte através de caronas.

Com a nova implementação de comunidades no Teams, a Microsoft pretende concorrer com plataformas como Facebook, Discord, WhatsApp, Twitter e Reddit. Entretanto, a empresa disse em entrevista com o site The Verge que seu aplicativo possui algo diferente para oferecer.

O que aprendemos até agora enquanto construímos isso é que há um conjunto de comunidades que desejam fazer as coisas. Essas são muito distintas das comunidades de fãs ou comunidades de discussão puras, e acho que onde estão nossos pontos fortes como empresa... é nossa capacidade de fornecer essas ferramentas de produtividade.

Microsoft Teams anuncia comunidades na plataforma

Usuários do Microsoft Teams ganha comunidades inspiradas no Discord e no Facebook. Fonte: petri
Usuários do Microsoft Teams ganha comunidades inspiradas no Discord e no Facebook. Fonte: petri

De acordo com a Microsoft, foram desenvolvidos conjuntos de modelos para que os usuários do Teams criem comunidades rapidamente. Estes grupos serão exclusivos da versão gratuita para a versão de consumidor comum do aplicativo.

Como sempre, os grupos possuem diversos problemas relacionados à eficiência da moderação. Segundo a desenvolvedora do Windows, o modelo que ela seguirá será semelhante ao do Discord e permitirá que as comunidades implementem suas próprias regras.

Lançamento e disponibilidade

Os apps do Microsoft Teams para Android e iOS começam a partir de hoje (7) a receber o recurso de comunidades e na plataforma desktop a empresa diz que irá implementar nas próximas semanas.