O Microsoft Edge finalmente ultrapassou a marca de 11% de participação de mercado. De acordo com dados da empresa Statcounter, mesmo registrando um crescimento lento nos últimos meses, o navegador da Microsoft ainda detém a segunda posição no ranking de browsers mais usados do mundo. O Google Chrome, por outro lado, lidera com folga.

Crescendo lentamente

O relatório de novembro mostrou que, após algum tempo "travado" na faixa dos 10%, o Microsoft Edge superou a marca de 11% de participação de mercado. No período analisado, o navegador da gigante de Redmond ganhou 0,31 pontos, alcançando um market share de 11,17%. Um ano atrás, esse número era de apenas 9,52%.

Apesar do crescimento, a liderança segue firme nas mãos do Google, com o Chrome registrando uma participação de incríveis 66,13%, impossibilitando qualquer concorrência. O terceiro lugar fica com o Safari, que somou uma participação de 9,62%. Firefox e Opera "agarraram" a quarta e quinta posição, obtendo 7,1% e 3,3%, respectivamente.

Pesquisa em novembro
Pesquisa da Statcounter em novembro

Surpreendentemente, o Internet Explorer ainda é listado no ranking, com cerca de 0,77%. Embora tenha sido descontinuado em junho deste ano, algumas pessoas não querem (ou não podem) abandonar esse antigo navegador da Microsoft.

A empresa tem feito algumas campanhas para incentivar os usuários a adotar o Edge, ressaltando os recursos aprimorados e até mesmo seu modo Internet Explorer integrado. No entanto, parece que isso não tem dado resultados ao ponto do browser ser excluído da lista.