O Microsoft Edge 106 foi lançado no início de outubro em sua versão estável. Embora houve algumas mudanças que não foram tão impressionantes no changelog (resumo de alterações), a última versão do navegador da Microsoft tem como foco a melhoria da eficiência energética, que é feita através de alguns novos recursos implementados no modo de eficiência integrado.

Para quem não sabia, o modo de eficiência do Edge foi implementado na versão 101 do navegador. Segundo a Microsoft, o recurso é capaz de dar mais 25 minutos a mais de bateria extra. Agora, com a versão 106, isso está ainda melhor.

Microsoft Edge 106 ganha melhorias no modo de eficiência energética

Microsoft aprimora recursos do modo de eficiência energética do navegador Edge. Fonte: Microsoft
Microsoft aprimora recursos do modo de eficiência energética do navegador Edge. Fonte: Microsoft

Agora, no Edge 106, os usuários têm várias opções extras no modo de eficiência energética. Por padrão, o navegador utiliza a opção "economia equilibrada", que aplica medidas razoáveis para economizar a bateria do notebook sem causar uma lentidão perceptível. Mas ao ativar a "economia máxima", a performance do navegador cai consideravelmente para aumentar a duração da bateria.

Há também a opção de manter a economia de bateria ligada mesmo quando o notebook estiver ligado na tomada. O motivo disso é para reduzir as emissões de carbono, para funcionar de forma mais ecológica.

Lançamento e disponibilidade

A Microsoft diz que o modo de eficiência atualizado do Edge 106 está sendo disponibilizado para o público geral, mas o lançamento está sendo realizado em forma de ondas, ou seja, pode ser que demore um pouco para que você receba a novidade.