Lançado originalmente em 2019, o primeiro Surface Duo chegou ao mercado com Android e duas telas, combinações que atenderam bem a clientela que precisa de um aparelho focado em produtividade e baseado em um sistema operacional popular. Mantendo praticamente os mesmo padrões, detalhes do novo aparelho da Microsoft começam a ser ventilados na rede.

As informações foram liberadas pelo site Windows Latest, e pelo que foi divulgado, o Surface Duo 2 manterá a configuração com duas telas, mas com um diferencial de suporte para redes 5G. Além disso, a Microsoft pretende corrigir os principais problemas que foram encontrados no primeiro aparelho, como a atrapalhada configuração de câmeras.

O que esperar do Surface Duo 2?

Uma das maiores, senão a principal novidade, é a chegada de um processador que suporta redes de quinta geração, tecnologia que começou a se tornar popular em 2019, mas que ainda não está totalmente desenvolvida em muitos países do globo terrestre.

Ainda não se sabe qual o processador que será utilizado no Surface Duo 2, mas diferente do primeiro aparelho com Snapdragon 855, o sucessor da linha terá um hardware melhor otimizado para tarefas que envolvem duas telas. Isso é bem enfatizado pelo site informante, que prefere acreditar que a Microsoft fará correções pontuais em todo o desenvolvimento deste novo aparelho, principalmente o que afeta hardware e software.

Para evitar cometer os mesmos erros que o primeiro aparelho, a fabricante está adicionando novos engenheiros no time de desenvolvimento do Surface Duo 2.

Microsoft Surface Duo de 2019. (Imagem: Reprodução / Microsoft)
Microsoft Surface Duo de 2019. (Imagem: Reprodução / Microsoft)

Leia também:

Previsão de lançamento

É importante salientar que a Microsoft não se posicionou sobre nada do que foi divulgado pelo site Windows Latest, e por isso, essas informações devem ser encaradas como simples rumores.

Caso o informante esteja correto, o Surface Duo 2 está em desenvolvimento desde o segundo semestre de 2020, e aparentemente passou por atrasos impactados pela pandemia. Hoje, a previsão que temos para o lançamento do aparelho está relacionada ao outono norte-americano, algo em torno de setembro e dezembro de 2021.