Foi anunciado hoje pela Microsoft a conclusão oficial da aquisição da ZeniMax Media, empresa controladora da Bethesda Softworks. Após um longo processo de negociação e espera pelo aval da União Europeia, a desenvolvedora do Windows finalmente adquire os diversos estúdios que compõem a Zenimax Media.

O diretor da Xbox, Phil Spencer, diz:

"É uma honra dar as boas-vindas aos oito estúdios de desenvolvimento incrivelmente talentosos - Bethesda Game Studios, id Software, ZeniMax Online Studios, Arkane, MachineGames , Tango Gameworks , Alpha Dog e Roundhouse Studios - e suas apaixonadas comunidades globais para a família Xbox.

Agora que tudo é oficial, podemos começar a trabalhar juntos para oferecer mais jogos excelentes para todos."

Durante o comunicado, Phil diz que a Bethesda continuará a fazer jogos "da maneira que sempre fez" e confirmou que serão lançados jogos para plataformas não-Xbox.

Phil ainda diz:

"Os jogadores devem saber que os consoles Xbox, PC e Game Pass serão o melhor lugar para experimentar novos jogos Bethesda, incluindo alguns novos títulos no futuro que serão exclusivos para jogadores de Xbox e PC.

Como compartilhamos anteriormente, é de vital importância que a Bethesda continue fazendo jogos do jeito que sempre fez. Esperamos capacitar as equipes criativas da Bethesda para alcançar ainda mais jogadores em todo o mundo, ajudando a tornar os futuros títulos da Bethesda os maiores e mais populares jogos de sua história.

O Xbox e a Bethesda há muito compartilham uma visão comum para o futuro dos jogos. Tanto como fãs quanto como criadores, Bethesda entende o potencial do Xbox Game Pass."

De acordo com Phil Spencer, a Bethesda irá revelar ainda neste ano mais informações sobre o que está por vir.

"Nesse ínterim, para comemorar adequadamente este momento especial, estamos trazendo jogos Bethesda adicionais para o Xbox Game Pass no final desta semana. Fique ligado para mais detalhes!"

Atualmente, a Bethesda possui dois exclusivos para PS5 de Deathloop e Ghostwire: Tokyo para lançar, onde a Xbox disse que vai honrar o compromisso. Além disso, os jogadores do PlayStation 5 ainda estão ansiosos pela chegada de Indiana Jones, Starfield e Elder Scrolls V, que chegaram à plataforma PlayStation.

Segundo o site GamesBeat, a Microsoft fará uma transmissão nesta quinta-feira (11) para responder às dúvidas sobre a aquisição da Bethesda. Além disso, a Bethesda publicou um vídeo mostrando sua jornada até a venda da empresa para a Microsoft.

No vídeo é dito:

"Celebramos o próximo capítulo com nossa família no Xbox. Juntos, continuaremos a inspirar a criatividade e a criar mundos nos quais você possa deixar sua marca."

Microsoft aumenta seu número de desenvolvedores de jogos

Após adquirir a ZeniMax Media, a Microsoft fez com que a Xbox Game Studios aumente suas equipes de desenvolvimento de 15 para 23 times ao todo.