Desde os primórdios da internet, o Internet Explorer sempre foi reconhecido como um fracasso, até que a Microsoft anunciou o Edge, concorrente direto do Google Chrome, cujo navegador é o mais utilizado do mundo atualmente. Contudo, no decorrer dos últimos tempos, o Microsoft Edge tem se saído melhor que o seu rival, conquistando diversos usuários justamente por oferecer recursos mais refinados, apesar dos dois serem construídos na mesma base de sistema Chromium.

Falando sobre recursos, um novo modo foi inserido no navegador com o idioma em inglês e está sendo testado pela Microsoft, o que deve chegar aos demais países e idiomas em breve. Com o objetivo de proteger a criançada que usa o navegador, a companhia criou o "Modo Infantil", que basicamente insere uma interface de usuário mais clean e com recomendações apropriadas para esse público sendo exibidas na página inicial.

O Modo Infantil será disponibilizado na aba de funções do navegador. (Imagem: Reprodução / GizChina)
O Modo Infantil será disponibilizado na aba de funções do navegador. (Imagem: Reprodução / GizChina)

Modo infantil: porque ele é útil?

Em poucas palavras, o Modo Infantil tem como principal objetivo evitar que as crianças acessem qualquer tipo de conteúdo inseguro ou inapropriado para sua faixa etária. Com essa funcionalidade, os pais podem se certificar de que seus filhos não estão acessando páginas que apresentem riscos ao hardware do computador ou laptop, como também recomenda o acesso a conteúdos educativos ou similarmente interessante para esse determinado público.

Para evitar a busca por conteúdo inadequado, ao ativar esse modo o navegador altera o sistema do buscador padrão Bing para o Strict, assim a procura por páginas da rede fica mais segura. O Modo Infantil do Edge é um recurso e não um perfil, por isso, ao acioná-lo, uma senha pode ser configurada para solicitação quando a função é desligada. Caso queira, o usuário adulto pode configurar este modo infantil vinculando a uma conta, assim, qualquer um dos dispositivos em que esteja logado com a mesma conta em questão, a funcionalidade será ativada automaticamente.

É possível escolher o tipo de conteúdo a ser recomendado de acordo com a idade da criança. (Imagem: Reprodução / GizChina)
É possível escolher o tipo de conteúdo a ser recomendado de acordo com a idade da criança. (Imagem: Reprodução / GizChina)

Leia também:

Também é possível habilitar o modo para dois tipos de perfil, sendo para 5-8 anos e 9 anos ou mais. Essas configurações serão o suficiente para recomendar entretenimento de acordo com a idade da criança.