A Microsoft lançou hoje atualizações para o sistema de extensões do navegador Edge. Conhecidas como "Manifest V3", essas alterações foram anunciadas há 2 anos atrás, em outubro de 2018 pelo Google para o mecanismo de navegador de código aberto Chromium, ou seja, para a API WebExtensions.

As mudanças atualizam a forma como as extensões do navegador interagem com os navegadores baseados no Chromium, como Chrome, Brave, Opera, Vivaldi e, a partir deste ano, o Microsoft Edge.

Na época em que as mudanças foram anunciadas em 2018, o Google disse que a principal intenção era melhorar a segurança das extensões, torná-las mais eficientes e dar aos usuários maior controle sobre o que as extensões fazem e com quais sites eles interagem.

Microsoft Edge

No entanto, os desenvolvedores de extensão também foram rápidos em apontar que as atualizações do "Manifest V3" também continham mudanças que prejudicaram a capacidade de bloqueadores de anúncios, antivírus, aplicação de controle dos pais e várias extensões para aumentar a privacidade de fazer seu trabalho adequadamente.

O anúncio causou uma grande reação de ambos os usuários, desenvolvedores de extensões e até mesmo outros fabricantes de navegadores. Os usuários, em particular, viram a mudança como um golpe sujo do Google, uma empresa de publicidade, para sabotar o ecossistema de bloqueio de anúncios.

Navegadores como Opera, Brave e Vivaldi foram rápidos em se distanciar do desastre e anunciaram planos para ignorar as atualizações do Manifest V3 e permitir que os usuários continuassem usando bloqueadores de anúncios.

A Mozilla, que também implementou a API WebExtensions dentro do Firefox por razões de compatibilidade, também denunciou os planos do Chrome e disse que não seguiria a atualização da API WebExtensions do Google ao pé da letra e que faria algumas alterações para permitir que os bloqueadores de anúncios continuassem a funcionar como pretendido.

Diante de todas essas críticas, o Google voltou atrás em algumas das atualizações do Manifest V3 em março de 2019 e voltou atrás em ainda mais mudanças em junho, após críticas de que seus planos eram falsos.

Desde então, as mudanças do Manifest V3 começaram a ser implementadas no Chrome, com alguns dos resmungos diminuindo, embora alguns desenvolvedores de extensões de bloqueadores de anúncios pareçam ter desistido da capacidade de seus produtos de bloquear anúncios de forma confiável, uma vez que essas mudanças alcançam versões estáveis do Chrome.

Atualmente, as alterações do Manifest V3 estão sendo testadas no Chrome. Essas mudanças também chegaram ao novo Edge baseado em Chromium da Microsoft, onde já estão disponíveis em versões beta e estáveis. No entanto, a Microsoft disse hoje que essas mudanças não prejudicariam os bloqueadores de anúncios, um medo que muitos usuários têm.

"Reconhecemos o valor das extensões de bloqueio de conteúdo e apreciamos o papel que desempenham em honrar a escolha do usuário, bloqueando anúncios e aprimorando a privacidade, bloqueando cookies e queremos que os desenvolvedores continuem a oferecer esses recursos", disse a equipe do Microsoft Edge.

"Após uma extensa revisão das preocupações levantadas pelos bloqueadores de conteúdo e pela comunidade, acreditamos que a maioria dessas preocupações foi resolvida ou será resolvida antes que a API Web Request seja descontinuada."