Em um relatório divulgado pelo portal Bloomberg, a Microsoft está projetando seus próprios processadores em arquitetura ARM para seus servidores e outros dispositivos. Esses chips em questão serão usados nos servidores de serviços de nuvem do Microsoft Azure, e um outro chip também está em desenvolvimento para os dispositivos da patente Surface.

Esse projeto da Microsoft tem se espelhado no sucesso que a Apple conseguiu alcançar com os novos Macs alimentados pelo chip M1, que foi extremamente bem recebido pelo público e pela crítica especializada. Assim como a empresa de Cupertino, a Microsoft tem intenções de se tornar independente no ramo de componentes terceirizados, e a produção de um novo processador encabeçaria esse processo em massa.

Nos tempos atuais, cada vez mais chips de servidores auto-desenvolvidos são usados em data centers, e o resultado tem dado às empresas um novo patamar tecnológico, deixando a dependência de outras empresas terceirizadas, principalmente da Intel.

Microsoft já planeja isso há um ano

De fato, a Microsoft anunciou no ano passado, que seus novos dispositivos Surface Laptop 3 e Surface Pro X não virão com processadores Intel. O projeto da empresa envolve uma estreita colaboração com a AMD e a Qualcomm, que de certa forma ajudarão a companhia a produzir processadores personalizados para sua série Surface.

Para entender melhor o que essa cooperação envolve, a Microsoft solicitou a AMD um núcleo GPU adicional aos componentes Ryzen 5 e Ryzen 7 Surface de 12 nanômetros. Com isso, a empresa conseguiu otimizar o chip para torná-lo mais adequado para o Surface Laptop 3. Jack Huynh, gerente geral da divisão semi-personalizada da AMD, falou algo sobre isso em entrevista ao portal The Verge.

"Nós literalmente gastamos dezenas de milhares de horas de co-desenvolvimento e co-engenharia lado a lado com a Microsoft não apenas otimizando a CPU e a GPU, mas também o gerenciamento geral de energia do sistema, caneta, toque, largura de banda de memória, firmware e drivers para entregar o maior desempenho de laptop gráficos de todos os tempos em um fator de forma muito fina e leve."

Já com a Qualcomm, a Microsoft contou a colaboração da empresa para o desenvolvimento do seu Surface Pro X, que por sua vez forneceu o processador SQ1, um chip personalizado no Snapdragon 8cx, com melhorias de desempenho de CPU e GPU. O chip Microsoft SQ1 é um processador de 8 núcleos, rodando a uma frequência máxima de 3 GHz. Segundo a empresa, esse é o chip adequado para Windows e pode equilibrar alto desempenho e baixo consumo de energia.