Esse assunto não é novo, eu particularmente acompanho o embargo comercial imposto pelo governo americano contra a Huawei desde o início, agora, com mais de 1 ano e meio, chegou a vez do Brasil sofrer pressão de Trump para não negociar com a Huawei no que diz respeito a infraestrutura de rede 5G.

Infelizmente isso pode respingar em nós mortais que estamos apenas com nossos smartphones nas mãos diariamente querendo, única e exclusivamente, um serviço de rede móvel melhor.

Se você não sabe, a rede 5G, já presente em vários países, promete velocidades nunca muito superiores a rede 4G existente aqui em nosso país. Para se ter ideia, com a rede 5G funcionando, teríamos nominalmente uma velocidade 20 vezes mais rápida que o 4G em sua velocidade plena.

Digamos que agora seu smartphone registra uma velocidade num teste de velocidade de 70mb/s, com o 5G e, claro, um dispositivo compatível com tal tecnologia, chegaria a velocidade de até 1.400mb/s. Além disso a latência também melhoraria e muito, estamos falando de atuais 40 milissegundos em média, para algo entre 1 e 2 milissegundos.

Caso você não saiba o que é latência, a grosso modo, é o tempo em que a informação que você envia para o destino demora para chegar ao mesmo. Logo, quanto menor, melhor. Então estamos diante de um salto tecnológico muito expressivo.

Contudo, com a pressão sofrida pelo governo americano, o Brasil pode acabar tendo que gastar mais com a infraestrutura para a nova rede 5G e, isso, por si só, já causaria um problema inicial com gastos não previstos.

O ambiente de incerteza que ainda paira no ar, no mínimo pode vir a causar atrasos na entrega da rede 5G para o mercado brasileiro e, na pior das hipóteses, um elevado custo para disponibilizar a nova tecnologia de conexão acabará fazendo com que as empresas que disponibilizarão tal serviço repassem esse custo para seus clientes, neste caso, eu, você e todo o restante da população que aguarda ansioso a chegada do 5G no mercado.

A grande verdade é que o próprio leilão do 5G já foi adiado tantas vezes que dizer que ele ocorrerá no primeiro semestre de 2021 é o mesmo que dizer, "ainda não sabemos quando o leilão ocorrerá", atrasando ainda mais todo o processo de implementação.

A Conexis Brasil Digital (antiga SindiTelebrasil), preocupada com a pressão de Trump em cima do governo brasileiro para impedir negociações com a Huawei, se posicionou de forma aberta, demonstrando grande preocupação a respeito do que está ocorrendo, veja.

Há quem diga que não vê a hora de Trump deixar o governo, para que tal embargo caia, porém não se sabe ao certo qual o posicionamento de Biden a respeito disso. Na realidade não sabemos ainda se Trump deixará Biden entrar na Casa Branca (sem memes aqui).

De uma forma ou outra, teremos que aguardar pelo menos mais 1 mês, para que no início de 2021, saibamos quem afinal governará os EUA e como o governo brasileiro trarará a presença da Huawei em nossa infraestrutura de rede móvel.