Durante um evento realizado na cidade de Xangai, China, e transmitido para o mundo através dos canais oficiais da fabricante, a Samsung anunciou alguns detalhes do Exynos 1080 5G, próximo chipset da fabricante sul-coreana. Em um vídeo de introdução postado no YouTube a empresa indica os principais recursos do processador, apesar de não fornecer detalhes técnicos sobre essa geração do Exynos.

O componente terá suporte à conexão de rede 5G, tecnologia que vem sendo implementada gradativamente e que já está disponível em outros chipsets, como no Qualcomm Snapdragon 875G e no Snapdragon 765G, por exemplo. Informações sugerem que a fabricante irá inserir o Exynos 1080 em smartphones intermediários premium que serão lançados no ano que vem e terão suporte ao 5 Ghz. Além de trazer o processador em seus celulares a empresa também tem como objetivo vender para outras marcas, como a Motorola, que utiliza o chipset Exynos em alguns de seus aparelhos.

Assista ao vídeo:

O Exynos 1080 5G traz uma tecnologia novo e que poderá ser implementada pela Samsung nos próximos lançamentos. A NPU (Neural Processing Unit) irá aumentar a compatibilidade do processador com os recursos de IA (Inteligência Artificial)

Leia também:

Nova arquitetura

O vídeo promocional destaca o Exynos 1080 SoC como um dos primeiros chipsets a obter os novos núcleos de CPU Cortex-A78 da ARM. O smartphone virá com um núcleo Cortex-A78 que opera a uma frequência de 2,8 GHz. Ele também tem mais três núcleos Cortex-A78 em 2.6GHz. Nesta arquitetura, a Samsung pode ajustar os núcleos individualmente.
O chipset traz quatro núcleos Cortex-A55 com um gasto energético equilibrado e operando a 2,0 GHz. O SoC oferece suporte ao padrão LPDDR5 RAM de última geração e armazenamento UFS 3.1. Ele também é um chipset de jogos capaz graças ao uso de uma GPU Mali-G78 MP10.

Fonte: Gizchina.