A Samsung é uma das grandes fabricantes quando o assunto é smartphone dobrável, e com isso, uma vasta gama de rumores circulam na rede sobre o design dos próximos aparelhos que a empresa pode "inventar".

Dentre muitas opções possíveis, algumas mais otimistas, outra fora da realidade no momento, mesmo assim a empresa parece ter ideias criativas, e aparentemente um novo aparelho dobrável está a caminho. De acordo com as últimas informações no blog oficial da Samsung, a companhia está desenvolvendo um ou dois aparelhos que possuem um design bem diferente do convencional.

Na publicação, é possível identificar uma dica cômica que mostra um telefone dobrável com dobradiça dupla, e um outro modelo com um telefone rolável, como se fosse uma espécie de rolo embutido. Ambos os modelos já apareceram em diferentes patentes da Samsung anteriormente, e agora finalmente devem estar em desenvolvimento.

Modelo de três telas e duas dobradiças

Modelo de três telas dobráveis.
Modelo com três telas dobráveis.

De acordo com a imagem, esse é um design inovador. O display instalado neste gadget pode dobrar duas vezes usando uma dobradiça dupla. Desta forma, o visor flexível consiste no conjunto de três telas iguais que formam um display maior e mais quadrado.

O destaque para esse modelo, é que quando o aparelho está dobrado, mesmo assim tem um volume fino, sem nada muito extravagante. No geral, ele é um aparelho estreito e compacto, que quando desdobrado pode se transformar num tablet. E mesmo dobrado, ele não aparenta ter um visor pequeno demais, como se fosse impossível digitar uma mensagem de texto, por exemplo.

Todavia, um problema que pode surgir se trata da tela que fica posicionada no lado de trás do telefone. Consequentemente, essa tela sofreria um dano maior que as outras, já que fica mais exposta ao colocá-lo sobre uma mesa. Nos modelos Z Fold e Z Flip, a Samsung utiliza o protetor de tela UTG (Ultra-Thin Glass) que é significativamente pouco resistente a arranhões.

Uma solução para esse possível problema seria deixar a terceira tela dobrar para dentro, dando uma menor exposição de danos, obviamente.

Modelo rolável com teclado físico

Modelo rolável com teclado integrado.
Modelo rolável com teclado integrado.

Esse modelo parece ser um pouco mais complexo. Aparentemente, poucas pessoas conseguiriam utilizar esse aparelho de forma natural, sendo preferencialmente destinado para pessoas que queiram exercer funções profissionais com uma experiência aprimorada.

Essa é uma possível afirmação, já que o modelo conta com um teclado deslizante que fica guardado junto ao corpo do smartphone. Isso deve ser útil para quem escreve bastante, como redatores, jornalistas ou estudantes.

A publicação no blog da Samsung diz que você pode continuar usando o teclado, mesmo que o aparelho esteja dobrado dentro do compartimento maior. Isso daria um uso compacto e bem moderno, porém, sem muita naturalidade.

Contudo, nada foi confirmado ou desmentido sobre as duas edições de supostos lançamentos, mas essa parece ser uma dica interessante sobre o que podemos esperar do novo aparelho dobrável da Samsung.