Já faz algum tempo que circulam rumores sobre a nova série Huawei P50, dentre esses, tivemos a confirmação de que essa nova linha sde smartphones usará tanto o chipset Kirin 9000 quanto os chips de terceiros em outras vertentes da edição.

Nesse momento, o que tem sido especulado na internet é de que a empresa implemente agora uma nova tecnologia de câmeras líquidas, nunca utilizadas outrora em matéria de smartphones. Pelo conhecimento que nós temos, parece que esse rumor volta a circular mais uma vez, assim como já tem acontecido em anos anteriores, porém, nada foi de fato concretizado até agora.

Câmeras líquidas para o Huawei P50

Em novembro de 2018, a Huawei registrou uma patente para a tecnologia de lentes, e a partir daí, a empresa aparentemente deu a entender que estaria desenvolvendo uma nova câmera líquida para melhorar ainda mais o desempenho de seus aparelhos ao gravar um vídeo, principalmente.

Huawei P50 Pro.
Huawei P50 Pro.

Embora não tenha sido lançado até o momento, rumores circulam novamente de que a empresa estaria finalmente projetando essa nova tecnologia a partir da sua nova série de smartphones da linha P de 2021.

Essa tecnologia não é nova, e nem foi inventada pela Huawei, as câmeras líquidas estão presentes em produtos de pesquisa como telescópios astronômicos e endoscópios médicos, porém se a gigante chinesa conseguir implantar esse recurso em seus dispositivos, será a primeira que essa tecnologia estará presente em um smartphone.

Como isso funciona?

No conjunto de câmeras, entres as duas lentes principais, é inserido um conjunto de lentes líquidas, que geralmente é formada por uma mistura de água e óleo. Existem várias vantagens no uso das lentes líquidas. Dentre as principais, destacamos três;

  • Precisão - a transição de foco é extremamente rápida e eficiente quando comparada com câmeras de foco mecânico. Graças a essa agilidade, os objetos ou pessoas que estão na frente da câmera ganham um destaque de nitidez e um brilho mais evidente.
  • Espaço - pela lógica, se a lente é formada de líquido, logo não há a necessidade de outras partes móveis, reduzindo muito o espaço que geralmente esses componentes ocupam.
  • Preço - se menos componentes são utilizados, obviamente que isso é perceptível também no valor final do produto. Recursos menores são investidos para desenvolver esse tipo de lente, e com isso, o usuário também ganha um preço justo.

No caso dos celulares, essa lente líquida permitiria alcançar imagens extremamente longas, com uma rica lista de detalhes, já que o zoom que essas lentes proporcionam são muito maiores que as lentes mecânicas.