Ao que parece, a Google decidiu bloquear a capacidade de instalar seus aplicativos em dispositivos mobile da Huawei. Durante mais de um ano, a fabricante chinesa de smartphones vem sofrendo com problemas para lançar seus produtos com a plataforma de aplicativos da Google, além de ter tido dificuldades com fornecimento de peças de empresas dos EUA devido às sansões aplicadas pelo governo norte americano. Entretanto, na tentativa de burlar esse boicote com a empresa chinesa, os usuários dos celulares Huawei começaram a instalar manualmente os apps da Google, porém começaram a surgir dificuldades para realizar o procedimento.

Um usuário no Reddit relatou sobre o problema na instalação manual em seu aparelho da Huawei. Segundo ele, as instalações manuais de aplicativos eram realizadas normalmente por um ano em seu dispositivo. Porém, este procedimento falhou pela primeira vez agora. Segundo o relato, ao instalar a atualização mais recente do Google Maps a partir do APK no smartphone da Huawei, apareceu uma mensagem de erro dizendo "Este aplicativo não é compatível com a CPU do seu aparelho".

Publicação de usuário do Reddit.
Publicação de usuário do Reddit.

Logo depois da falha citada acima, o usuário realizou um teste com APKs de aplicativos recentes da Google em um celular antigo da Samsung e a instalação ocorreu normalmente. Esta mesma pessoa testou os mesmos APKs em outros aparelhos da Huawei (P30, P20, P40) e ocorreu o mesmo erro em todos, dizendo que a CPU é incompatível.

Google e Huawei não se manifestaram ainda sobre o caso

Até o momento nem a Google e nem a Huawei se manifestaram sobre o caso.

O que achou da ação da Google para barrar a instalação de seus aplicativos em smartphones Huawei? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião!