No mês de dezembro a Qualcomm fará o lançamento oficial de dois novos chipsets, sendo o Snapdragon 875G e o Snapdragon 775G, um topo de linha e outro intermediário, respectivamente. Esses componentes já foram anunciados em alguns smartphones, como no Galaxy S21 Ultra, que deve ser lançado no primeiro trimestre de 2021 pela Samsung.

Em novos testes de benchmark é possível observar o desempenho de cada processador, desde o 875G que será empregado nos topos de linha do ano que vem, quanto no 775G, chipset que virá nos intermediários premium.

Testes de benchmark

A versão mais potente do chipset marcou cerca de 740.000 pontos no AnTuTu, aplicativo responsável por medir o desempenho dos processadores que equipam os smartphones. O resultado foi aproximadamente 25% superior se comparado com o Snapdragon 865 Plus, que obteve apenas 600.000 pontos durante os testes e está presente em vários modelos parrudos, como no Asus Rog Phone 3, lançado no mês passado e que é destinado ao público gamer.

Informações sugerem que o chipset tira proveito de uma arquitetura e disposição de núcleo diferentes, sendo um Cortex-X1 rodando a frequência de 2,84 GHz e executando juntamente com três outros núcleos, sendo um deles o Cortex-A78 capaz de atingir até 2,42 GHz. Quanto à GPU, seria a Adreno 660 e todo o SoC será construído em 5 nm.

Em outros testes de desempenho o Snapdragon 875 superou o Kirin 9000, processador próprio da Huawei. Veja:

Foto: Rprodução.
Foto: Reprodução.

Infelizmente não temos detalhes sobre a arquitetura do Snapdragon 775G, o sucessor do Snapdragon 765G, mas a suposta pontuação do AnTuTu promete uma melhora significativa no desempenho. O componente marcou cerca de 530.000 pontos, bem superior aos aparelhos que utilizam o Snapdragon 765G e que atingem apenas 320.000 pontos, com isso tendo um aumento de 65% no desempenho.

Leia também:

Vale ressaltar que o desempenho do componente pode variar de acordo com o hardware que será empregado no dispositivo.

Fonte: GSM Arena.