De acordo com dados compartilhados pela Counterpoint Research, o mercado de smartphones registrou uma queda de 20% na América Latina durante o primeiro trimestre deste ano. A empresa de análises revelou que a pandemia causada pelo novo coronavírus estão entre os principais motivos da redução.

A Counterpoint disse que "o primeiro trimestre na América Latina é tipicamente lento devido ao recesso de verão no hemisfério sul. Mas este ano, também foi impactado pelo COVID-19. A queda drástica no envio de smartphones expõe a penetração relativamente baixa das vendas online na região".

Durante o período analisado, Argentina, Chile e Colombia foram os três países que apresentaram as maiores quedas. México, Brasil e Peru estão na quarta, quinta e sexta posição, respectivamente. A redução nos três primeiros meses de 2020 foi ainda maior se compararmos ao quarto trimestre de 2019, somando 30,1%.

No geral, a contração no mercado de smartphones latino-americano começa a se aproximar do cenário global, cuja redução também foi de quase 20% no primeiro trimestre. Por outro lado, a indústria de wearables conseguiu registrar um crescimento de 30%.

Samsung lidera na América Latina

Quando olhamos marcas específicas, os dados da Counterpoint mostraram que a Samsung lidera na região, somando uma participação de mercado de 37,9%. Isso representa um crescimento de 2,5% com relação ao mesmo período de 2019.

A Motorola fica em segundo lugar com seus 14,1%, enquanto que a Huawei "agarra" a terceira posição com 13,15% do mercado.

A Xiaomi vem logo em seguida, somando um market share de 7,3%, seguida pela LG com 3,8%. Outras marcas representam 23,7%.