Pela primeira vez desde que aterrissou, a missão InSight da NASA registrou e mediu o que os cientistas acreditam ser um "terremoto em Marte". Ventos marcianos já haviam sido captados na superfície marciana, mas dessa vez, um som mais profundo foi registrado pelo sismógrafo da sonda, instalada na superfície do Planeta Vermelho em dezembro.

O abalo sísmico que foi capturado no último 6 de abril e, por todas as indicações, a equipe da InSight acredita que esse som é um tremor de terra no planeta, e não algo na superfície.
A equipe InSight compartilhou no Twitter a gravação da última terça-feira (23). "Marte, eu ouço você. Eu detectei um tremor silencioso, mas distinto no #Mars. Os resmungos fracos parecem ter vindo de dentro do planeta, e ainda estão sendo estudados pela minha equipe. Ouça."
Sonda InSight da NASA em Marte
Os dados continuarão sendo estudados para que os cientistas possam ter certeza da origem do sinal. Sinais sísmicos menores foram detectados em Marte em março e abril, mas os pesquisadores não têm certeza sobre sua origem.
Felizmente, a superfície marciana é silenciosa, e o sismógrafo foi projetado para captar ruídos até mesmo menores do que este.
Se esse tremor tivesse acontecido na Terra, provavelmente não teria sido detectado acima das vibrações superficiais causadas pelo clima e pelos oceanos.
"As primeiras leituras do InSight continuam o trabalho que começou com as missões Apollo da NASA", disse Bruce Banerdt, principal pesquisador do InSight, no Jet Propulsion Laboratory da NASA.
"Nós estamos coletando ruídos de fundo até agora, mas este evento oficialmente dá início a um novo campo de estudo: A sismologia marciana!"
Um terremoto semelhante foi capturado na lua durante as missões Apollo. Entre 1969 e 1977, cinco sismógrafos instalados por astronautas da Apollo mediram milhares de terremotos, iniciando o estudo sobre a atividade sísmica da lua.

Como ocorrem os terremotos em Marte?

Marte e a lua não têm placas tectônicas, que é a causa de terremotos na Terra; seus terremotos são causados ​​por resfriamento e contração, que criam fraturas por estresse na crosta.
A atividade sísmica pode pintar uma imagem do interior de um planeta, e como ele foi formado, o que é um dos principais objetivos de estudo da InSight para Marte. No entanto, este novo sinal é muito pequeno e fraco para fornecer uma imagem clara do interior marciano.
"Estamos esperando há meses por um sinal como esse", disse Philippe Lognonné, chefe da equipe de sismógrafos do Instituto de Física do Globo, em Paris. "É tão emocionante finalmente ter a prova de que a Marte tem atividade sismicamente ativa. Estamos ansiosos para compartilhar os resultados detalhados, uma vez que tivemos a chance de analisá-los."