Em dezembro de 2020, a LG apresentou as novas TVs com tecnologia QNED Mini LED, e essas serão os primeiros modelos a receber um novo sistema operacional que integra comandos de automação. A LG anunciou hoje (8) o mais recente webOS 6.0, novo sistema da empresa com uma atualização deveras significativa.

A atualização do novo sistema operacional da fabricante trabalhará em conjunto com o controle remoto Magic Remote, que agora ganhou suporte a botões dedicados de serviços específicos. Agora, o Google Assistente e Alexa podem ser acionados com seus próprios botões dedicados. Além deles, o controle ainda tem os botões de ação para Netflix, Amazon Prime Video, Disney+ e LG Channels.

Novo controle remoto Magic Remote. (Imagem: Divulgação/LG)
Novo controle remoto Magic Remote. (Imagem: Divulgação/LG)

Existe também o recurso Next Picks, que segundo a fabricante, é capaz de aprender com os gostos do usuário e indicar programas baseado nisso. De início, essa opção apresentará dois programas que estejam sendo transmitidos ao vivo, mais um conteúdo disponível em uma das plataformas de streaming.

Novo sistema operacional webOS 6.0

Interface do novo sistema webOS 6.0. (imagem: Divulgação/LG)
Interface do novo sistema webOS 6.0. (imagem: Divulgação/LG)

A LG não costuma realizar grandes atualizações em seu sistema operacional, mas o webOS 6.0 vem com uma tela inicial mais intuitiva que ajuda o usuário a ter uma acesso mais rápido a todas as novas funcionalidades que o sistema oferece. Para entender como isso funciona, a LG posicionou os recursos mais usados de forma mais visível, além de opções recomendadas que podem facilmente ser acionadas.

O webOS 6.0 vai ser introduzido em todas as TVs da LG a partir de 2021 (até que haja uma nova atualização, o que deve demorar), incluindo os modelos com tela OLED, QNED Mini LED, NanoCell e UHD. Talvez você esteja se perguntando se sua TV mais antiga receberá o novo sistema operacional, e a resposta é provavelmente não.

Mais recursos

O novo controle remoto possui tecnologia NFC que permite interação com outros dispositivos sem a necessidade de contato físico, e essa função é útil para que o usuário possa usar o Magic Tap, um recurso disponível para smartphones que permite o envio de fotos e vídeos do celular para a TVde forma simples.

O novo sistema também recebeu um upgrade do antigo Magic Link, que agora é chamado de Magic Explorer, um recurso que oferece informações adicionais sobre o que está sendo exibido na tela, como curiosidades sobre os atores, por exemplo.

Fonte: GSM Arena.