A Samsung nem esperou a CES 2021 para anunciar aparelhos inovadores no ramo tecnológico, e nesse momento, a fabricante anuncia a chegada de um controle remoto que é movido a energia solar, dando fim ao uso de pilhas.

Esse produto faz parte da estratégia da empresa ao tentar salvar o meio ambiente, que visa reduzir a quantidade de lixo que gera impacto ambiental pelos quais a empresa é inclusive responsável. O último anúncio com esse propósito foi retirar o carregador do pacote de venda dos próximos smartphones, a partir do próximo Galaxy S21.

A novidade foi anunciada ontem (6), durante o evento The First Look, onde a Samsung apresentou não somente o controle remoto com carregamento solar, como três novas linhas de TVs - Neo QLED, MICROLED e Lyfestyle.

Saiba mais sobre as novas TVs da Samsung;

Ser verde está na moda

Depois do anúncio de que a Apple retiraria o carregador da caixa dos novos iPhones, com o objetivo de diminuir o lixo lançado ao meio ambiente, várias empresas do ramo adotaram a mesma atitude, como é caso da Xiaomi com o lançamento do Mi 11, além da própria Samsung com o novo Galaxy S21 que será lançado no dia 14 de janeiro.

No caso dos smartphones, a comunidade viu algumas controvérsias e muita gente não gostou dessa mudança. Entretanto, no caso do controle remoto solar, a atitude da Samsung é definitivamente plausível. A configuração de componentes com placas solares vai diminuir o descartamento de 99 milhões de pilhas, e assim diminuir o impacto desse material no meio ambiente.

Frente do Eco Remote Control. (Imagem: Reprodução/Samsung)
Frente do Eco Remote Control. (Imagem: Reprodução/Samsung)

Batizado como Eco Remote Control, esse novo controle remoto da Samsung contará com um painel de células solares em sua parte traseira, que será responsável pela alimentação do dispositivo. Outra característica favorável ao meio ambiente, é que seu corpo é 31 gramas de plástico, e a Samsung diz que 28% disso vem "de tereftalato de polietileno reciclado", o famoso PET, que é utilizado em vários outros produtos, mas que é mais conhecido em garrafas de bebidas.

A embalagem das novas TVs também apresentam soluções que influenciam diretamente no cuidado ao meio ambiente. A fabricante está utilizando papelão reaproveitado para criar as caixas, além de eliminar a tinta à base de óleo das ilustrações e textos em seu corpo, a fim de expandir as embalagens ecológicas para todos os modelos de TV Lifestyle e QLED. Essas caixas são tão bem cuidadas que a intenção da empresa é que as pessoas reaproveitem como verdadeiras obras de arte. Para isso, a Samsung fez uma parceria com Dezeen, uma empresa especializada em arquitetura e design, para uma competição que encorajou as pessoas a encontrarem maneiras inteligentes de reutilizar as caixas de papelão que embalarão suas TVs.

Como essa tecnologia vai funcionar?

O Eco Remote Control de frente é bem semelhante aos modelos de controles lançados pela fabricante durante os últimos anos, com opções comuns de um controle normal, e atalhos para os serviços de streaming da Netflix, Amazon Prime Video e o Samsung TV Plus.

O grande diferencial está na parte de trás do controle. Em vez de localizarmos um compartimento para inserir duas pilhas, o Eco Remote Control possui um painel dotado de células que transformam a luz solar em energia para alimentar a sua bateria. Além do painel para carregamento utilizando energia solar, também existe a opção para o carregamento convencional utilizando a porta USB-C.

Painel solar localizado na traseira do controle. (Imagem: Reprodução/Samsung)
Painel solar localizado na traseira do controle. (Imagem: Reprodução/Samsung)

Segundo a própria fabricante, a estimativa é que o controle remoto dure por dois anos antes que a bateria se esgote e precise ser recarregada novamente. No entanto, a bateria recarregável interna foi projetada para durar cerca de sete anos. Caso haja a necessidade de carregar o dispositivo rapidamente, há uma entrada USB-C na parte inferior que resolverá o problema.


Segundo a Samsung, a vida útil da bateria do controle é de até sete anos, um prazo que pode até ser considerado como suficiente quando comparado com a vida útil de uma televisão, por exemplo.

O futuro é agora!

Vale ressaltar que a Samsung é a fabricante número 1 no mercado de televisores, e essa solução sustentável deve ser uma boa alternativa não só para as suas concorrentes de mercado, como também para outros segmentos que envolvem a tecnologia.

Imagine, por exemplo, como seria útil se outros dispositivos como smartphones e até joysticks de videogames contassem também com essa tecnologia. No momento, parece que essa é uma boa alternativa, mas deve ainda ser aprimorada para chegar a esses dispositivos. O controle de Xbox ou PlayStation tem a função de vibração e isso exige uma potência energética relativamente superior ao que a energia solar é capaz de oferecer.

No mercado de televisores, a Samsung continua saindo na frente por não deixar de oferecer o controle remoto junto com a TV, postura que tem sido descartada por outras fabricantes do ramo, como é o caso da LG que fornece os seus modelos de televisões com o controle remoto Smart Magic sendo vendido separadamente - atitude que tem gerado muitas reclamações por partes dos usuários.

Mas e você? O que achou dessa novidade? Acredita que a Samsung abriu portas para que outras fabricantes façam o mesmo? Deixe conosco o seu comentário!