Após anos demonstrando as TVs com tecnologia MicroLED, finalmente a Samsung anunciou que irá lançar televisores com a tecnologia no primeiro trimestre de 2021. Segundo as informações reveladas, a empresa sul coreana irá trazer o primeiro exemplar no formato de 110 polegadas com resolução 4K.

A TV MicroLED da Samsung utiliza LEDs como pixels individuais do tamanho de um micrômetro na tela. Como cada pixel terá sua própria fonte de luz, a tecnologia microLED promete pretos perfeitos e contraste tão bom quanto os displays OLED.

A Samsung espera inovar a tecnologia de telas para TVs ao trazer displays microLED, que promete apresentar um desempenho superior a tecnologia OLED, lançada em 2005, e a tecnologia QLED, apresentada em 2013. A empresa espera oferecer não só qualidade, mas um preço acessível para concorrer com as televisões OLED do mercado.

TV MicroLED Samsung. Fonte: tomsguide
TV MicroLED Samsung. Fonte: tomsguide

A estrutura da TV microLED desenvolvida pela Samsung utiliza tecnologia de montagem em superficie, onde LEDs são posicionados individualmente somente em um lado de uma placa de circuito combinada com painel de exibição. Como a TV não possui luz de fundo e o modo como são posicionados os LEDs permite um bom aproveitamento da área, a proporção da tela é de 99,99%, acabando praticamente com as bordas e deixando sua estrutura muito fina, ficando praticamente rente a parede.

Preço e lançamento

Ainda não foi revelado o preço da TV pela Samsung, mas sabe-se que ela estará disponível para compra no primeiro trimestre de 2021. É provável que mais informações sejam reveladas em janeiro, durante a CES 2021. Fique atento para mais novidades!