A data de lançamento do Patch 13.2 para o League of Legends pode ser adiada por causa de uma invasão nos sistemas de desenolvimento da Riot. Outros jogos da empresa também podem ser afetados, como o FPS Valorant e os spinoffs de LoL, Teamfight Tactics (TFT) e Legends of Runeterra. Além do patch, a empresa disse que o ataque pode impactar ainda o Ahri ASU Rework, podendo ser adiado para a atualização 13.3 no dia 8 de fevereiro.

Confira abaixo o pronunciamento da Riot Games no Twitter:

No início desta semana, sistemas em nosso ambiente de desenvolvimento foram comprometidos por meio de um ataque de engenharia social. Não temos todas as respostas agora, mas queríamos nos comunicar cedo e informar que não há indícios de que dados de jogadores ou informações pessoas foram obtidos."

Patch adiado

A data do Patch 13.2 estava agendada para o dia 25 de janeiro, mas, segundo a conta oficial do League of Legends no Twitter, esse vazamento "pode impactar a nossa data de entrega da atualização". A empresa garante que "o time do League está trabalhando para esticar os limites do que conseguimos arrumar para ainda entregarmos a maioria das mudanças planejadas e testadas".

A empresa também afirmou que o tão esperado Ahri ASU Rework pode ser adiado para a atualização 13.3, no dia 8 de Fevereiro. É uma reconstrução total da famosa personagem Ahri, onde todas suas animações, texturas e sons serão atualizados.

O que é engenharia social?

Engenharia social é o termo utilizado para invasões cibernéticas que requerem o auxílio direto de alguém dentro do estabelecimento. Quase sempre, um usuário desavisado clica em algum link e baixa malware na rede. Outras formas incluem, por exemplo, o phishing, onde o usuário clica em algum email urgente que, na realidade, se trata de um site falso criado para roubar senhas, dados e credenciais.

O que foi vazado?

Não se sabe ainda o objetivos do(s) invasor(es), mas o famoso criador de conteúdo SkinSpotlights tweetou implicando que estava recebendo informações "esquisitas" referentes a lançamentos. "Eu sinto que é de um rompimento de banco de dados ou algo roubado", afirma SkinSpotlight no Discord antes do pronunciamento da Riot.

Tweet de SkinSpotlights respondendo a Riot Games, mostrando que usuário sabia de algo com antecedência ao pronunciamento. Fonte: Twitter
Tweet de SkinSpotlights respondendo a Riot Games, mostrando que usuário sabia de algo com antecedência ao pronunciamento. Fonte: Twitter

Postaremos mais informações do vazamento e data da atualização conforme são lançadas. Assim que disponível, postaremos as Patch Notes oficiais da atualização 13.2. Ate lá, eu recomendo conferir as Patch Notes do PBE. É uma lista extremamente completa feita por nós do Oficina da Net.