League of Legends possui mais de 160 campeões lançados durante seus 14 anos de história. O problema que o jogo enfrenta é que grande parte desses personagens estão hoje desatualizados. O LoL mudou muito e os campeões da lista, em sua maioria, foram feitos para um jogo que basicamente não existe mais. Utilizando o site Lol Tier List, o Oficina da Net montou um Top 10 campeões menos jogados.

10- Karthus

Karthus - Taxa de escolha: 1,15%
Karthus - Taxa de escolha: 1,15%

Temos aqui um campeão original do League of Legends, foi lançado junto com o jogo lá em 2009. O problema é que Karthus não sofreu nenhum grande rework durante seus 14 anos de história como campeão. As habilidades dele foram desenvolvidas para um jogo bem diferente do de que jogamos hoje, naquela época, quase nenhum campeão tinha habilidades de movimentação. Atualmente, num jogo onde todo campeão pula e se teleporta por aí, Karthus sofre para acertar a sua maior fonte de dano, o Q.

A ultimate do Karthus é uma das mais famosas do jogo, e sua passiva ainda é útil, mas num meta onde todos campeões possuem zilhões de dashes e velocidade de movimento bonus, poucos jogadores encontram motivos para jogar de Karthus.

9- Poppy

Taxa de escolha: 1,14%
Poppy - Taxa de escolha: 1,14%

Um padrão que podemos notar nessa lista é que grande parte dos campeões presentes foram lançados há alguns anos. É o caso da Poppy, que veio ao jogo em 2010 e foi reworkada em 2015. O fato principal de ninguém jogar de Poppy é a jogabilidade insatisfatória: jogando com a yordle do martelo você nunca se sente realment eforte ou tankando o suficiente - pelo menos não tanto quanto os outros tanques do jogo.

Numa teamfight você precisa usar as habilidades com precisão e focar os inimigos certos - ainda arriscando "salvar" inimigos com uma Ultimate mal usada.

8- Kennen

Kennen - Taxa de escolha: 1,07%
Kennen - Taxa de escolha: 1,07%

O Kennen faz sucesso em tudo, menos no League of Legends: É um campeão no Wild Rit, possui carta em Legends of Runeterra, costuma aparecer sempre em materiais promocionais da Riot, mas no jogo, é um boneco esquecido.

Kennen simplesmente sobrevive a qualquer engage fugindo com seu E, então a fase de rota sempre é sem graça, já que ele raramente morre mas também não possui dano suficiente para matar antes do nível 6.

Durante as lutas em grupo, Kennen depende totalmente de Zhonyas e Cronômetro para não morrer instantaneamente. É um campeão situacional e sem graça que precisa desesperadamente de uma revisão em suas habilidades e estilo de jogo.

7- Rumble

Taxa de escolha: 1,04%
Rumble - Taxa de escolha: 1,04%

Com a atualização de durabilidade e o rework nos itens em 2021, Rumble vem lentamente perdendo seu potencial de derreter outros campeoes. Não é um personagem ruim, mas como todos nessa lista, sua gameplay atualmente encontra-se insatisfatória e desafada.

É um campeão que sofre também com a invariabilidade das builds de dano mágico no jogo, e não há perspectiva disso mudar durante a temporada 13. Campeões como Anivia, Malzahar e Vex fazem tudo que o Rumble faz, só que melhor.

6- Corki

Taxa de escolha: 0,98%
Corki - Taxa de escolha: 0,98%

Assim como o Karthus, Corki é um personagem original do League of Legends, lançado com o jogo em 2009. Também nunca recebeu um rework completo de suas habilidades - apenas diversos reworks visuais (e mesmo assim continua um campeão horroroso de feio).

Corki não tem uma taxa de vitória positiva já a algum tempo, e suas habilidades soam fracas e insatisfatórias ao serem usadas. Comparado com os monstros "snowballers" que encontramos na rota do meio, como Irelia, Zed e Kassadin, fica difícil encontrar justificativas de pickar um yordle num avião de brinquedo.

5- Rek’Sai

Taxa de escolha: 0,81%
Rek'Sai - Taxa de escolha: 0,81%

Rek’Sai chegou a ser pick ou ban durante uns tempos na temporada 9 e 10, mas depois disso só foi caindo, principalmente após a atualização que aumentou a durabilidade de todos os campeões. O estilo de jogo é divertido - spamando ganks - mas de nada adianta chegar até seus inimigos se você não possui as ferramentas necessárias para vencer o combate.

4- Ivern

Taxa de escolha: 0,58%
Ivern - Taxa de escolha: 0,58%

É um jungler suporte - suas habilidades são focadas em aplicar controle de grupo e dar escudo para seus aliados.

O amigo dos animaizinhos possui um estilo de fazer a selva diferente de todos os outros campeões: ao invés de farmá-los diretamente, interagir com o campo da selva ativa um timer, que farma as criaturas após um tempo. Assim, Ivern pode focar seu tempo em gankar lanes.

Já que a vitória desse campeão depende muito das habilidades de seus aliados, Ivern é um pick inconsistente - principalmente nos elos mais baixos. Mesmo assim, é um campeão interessante, divertido e definitivamente forte.

3- Taliyah

Taxa de escolha: 0,48%
Taliyah - Taxa de escolha: 0,48%

É uma campeã interessante que possui alguns recursos bem únicos de jogabilidade, como a mecânica de jogar mais pedras numa área específica do solo e surfar no terreno. Para tentar erguer esse campeão do abismo do esquecimento, a Riot lançou um mini-rework da Taliyah na metade de 2022. De nada adiantou. Parece até que a taxa de escolha diminuiu depois disso.

Ao meu ver, não há nada que a Riot possa fazer com a personagem para aumentar a taxa de escolha além de um rework completo.

2- Skarner

Taxa de escolha: 0,52%
Skaner - Taxa de escolha: 0,52%

Skarner é um campeão antigo e que nunca conseguiu encontrar um lugar no jogo. Apesar de alguns jogarem religiosamente com o boneco (salve para o "0 0ff M3t4" e seus 9.5kk de maestria), no geral, é um pick esquecido. Seu estilo de jogo na selva é muito inconsistente e dependente de aliados (o que nunca é bom na Solo Queue).

Mesmo esquecido pela Riot, o escorpião não foi esquecido pelos jogadores: numa enquete realizada pela empresa em 2022, tivemos a opção de votar em qual campeão receberia o próximo rework total, da mesma forma que fizeram com o Volibear, Dr. Mundo e Udyr. As opções eram Shyvana, Tryndamere, Kog’Maw e Skarner. Com mais de 30% dos votos, Skarner será o próximo campeão a receber uma reconstrução completa. Quando? Difícil dizer, estimamos que o mais cedo é final de 2023, talvez até 2024.

1- Aurelion Sol

Aurelion Sol - Taxa de escolha: 0,43%
Aurelion Sol - Taxa de escolha: 0,43%

Aurelion Sol recebe o prémio de campeão menos jogado em 2022, com apenas 0.43% de taxa de escolha. Assim como a Taliyah, Aurelion não é um campeão extremamente antigo, mas também nunca conseguiu encontrar o seu lugar no jogo.

Assim como Karthus, Aurelion é muito prejudicado pelo meta dos campeões ultra-móveis, com muitos dashes e velocidade de movimento bonus, já que toda a gameplay do dragão se resume a manter a distância certa do inimigos - nem muito perto, nem muito longe.

O seu estilo de jogo é único: a gameplay é focada em empurrar a wave utilizando sua fonte constante de dano, as 3 bolas de energia que orbitam o campeão. O problema é que o Aurelion tem grandes dificuldades em chegar de surpresa, já que não consegue se esconder em arbustos e emboscar inimigos. Ele também tem outra fraqueza exclusiva: é o único campeão do jogo com uma distância mínima de ataque. Isso significa que se um campeão permanecer no corpo-a-corpo, Aurelion Sol dá pouquíssimo dano.

A Riot tem consciência dos problemas enfrentados pelo Aurelion Sol, e uma boa notícia, o rework do campeão já está pronto e será lançado no dia 7 de fevereiro de 2023. Confira abaixo a novidade.

E aí, o que acharam? Algum desses campeões tem salvação? Você é um dos corajosos que joga com eles? Deixe seu comentário abaixo!