Todos os donos de iPhone poderão concordar que a bateria dos produtos Apple é um dos maiores motivos de dor de cabeça de possuí-lo, pois deixa a desejar no quesito durabilidade. Os iPhones geralmente possuem as melhores inovações do mercado de celulares, seus recursos e design são muito copiados por outras fabricantes ao redor do mundo, e por isso, o produto se tornou um objeto-desejo de muitas pessoas.

Mas apesar de apresentar as tecnologias mais legais e estar sempre sendo atualizado, o fator da bateria nada durável ainda não foi corrigido nos modelos novos. Por esse motivo, é melhor adaptar-se e tentar sobreviver com a realidade que a Apple oferece, e para conseguir isso, você pode conferir dicas para economizar a bateria tão necessária e rara do seu iPhone, na lista abaixo:

1. Porcentagem de bateria

1

Antes de tudo, fica mais fácil acompanhar o processo de perda de bateria mudando o ícone de barra para o número de porcentagem, assim você sabe quanto falta até ficar sem energia, e então poderá procurar a tomada mais próxima antes que ele desligue.

Para fazer esta mudança, vá para Configurações > Bateria > Porcentagem da Bateria.

2. Modo de baixo consumo

2

A partir do sistema do iOS 9, existe um recurso instalado em iPhones que permite deixá-lo em modo de baixo consumo. Ele é responsável por desligar algumas ações que o celular faz automaticamente e que consomem energia, como: busca de e-mails, funções da Siri, atualização de aplicativos em segundo plano, download automático, efeitos visuais, e mais. Ele reduz estas funções temporariamente até que o celular esteja totalmente carregado. Para ativar o modo, vá para Ajustes > Bateria > Modo de baixo consumo.

3. Baixar o volume

3

Mais motivos para usar fone de ouvido para ouvir qualquer tipo de mídia: usando-os e baixando o volume, reduz o impacto do áudio na duração da bateria. Nas configurações, existe uma parte somente para músicas, e ali você também poderá definir um limite de volume e até desligar o equalizador, que também ajuda na economia.

4. Desativar o iCloud

4

O iCloud também é uma das ferramentas que age automaticamente e pode ir sugando a energia do celular enquanto faz backup dos dados. Em momentos de economia, e até para escolher quais arquivos realmente valem a pena serem salvos na nuvem, vá para Configurações > Seu nome > iCloud, e desative cada item que você preferir.

5. Desative a "Hey Siri"

5

Dificilmente você precisará usar a Siri para ações do dia-a-dia, e mesmo que use, saiba que este recurso utiliza bastante energia, então será um alívio para o smartphone se você desligá-lo quando estiver carregando. Em Configurações > Siri e Pesquisa tem um botão para desativar a assistente.

6. Desativar atualizações em segundo plano

6

As atualizações de aplicativos que acontecem em segundo plano podem, além de ocupar espaço de armazenamento sem que você queira, sugar muita energia em momentos que o dispositivo poderia estar descansando. Talvez você nem precise das atualizações de alguns apps, e não há problema em desativá-los, pois eles ainda irão funcionar da mesma forma quando abertos, e quando não usados, não precisarão da energia.

Nas configurações, vá para Geral e depois em Atualização de aplicativo em segundo plano. Lá, você verá uma lista com cada aplicativo, com o botão de ativa/desativa ao lado.

7. Mudar configuração de chegada de e-mail

7

Quando as notificações de e-mail novo aparecem em sua tela, a energia está sendo usada, e talvez por isso, seja uma boa ideia trocar o modo de chegada para que você não precise ser notificado cada vez que receber um. Esta dica também serve para e-mails secundários que não são tão importantes. Nas Configurações > Contas e senhas > Buscar novos dados, você poderá encontrar mais duas opções, que são "Buscar" e "Manual".

Se trocar de "Enviar" para "Buscar", será permitido escolher um tempo de intervalo para receber os e-mails, como a cada 15 minutos ou a cada meia hora. No modo Manual, os e-mails chegarão somente quando você abrir o aplicativo.

8. Notificações desnecessárias

8

Assim como dito acima, as notificações também utilizam energia, e existem muitas delas que você não precisa. Para cancelá-las, Vá para Notificações nas Configurações e escolha quais você quer receber e quais não quer. É possível desligar todas as notificações e também a opção que mostra na tela de bloqueio.

9. Desativar downloads automáticos

9

Há vários tipos de atualizações e downloads automáticos em um iPhone, e desativá-los irá poupar muita energia. Músicas, aplicativos e até o sistema operacional podem começar a se atualizarem a qualquer momento, até os inoportunos. Em Configurações > iTunes e App Store, vá para Usar dados da rede celular e desative esta opção, pois assim, ela só irá começar um download com rede wi-fi.

10. Diminuir o brilho da tela

10

Um dos itens que mais consome a bateria do celular é o brilho e a luz da tela, e quanto mais forte, mais ela consome. Você pode diminuir a luminosidade por um momento para não perder energia tão rápido. Nas configurações, vá para Exibição e brilho e desligue o "tom verdadeiro", após, ajuste o brilho para uma configuração mais baixa, mas até onde ainda puder ler.

11. Desligar a vibração

11

Se você é uma pessoa que não se importa muito com a vibração do celular, desativá-la vai ajudar bastante na economia de bateria. Em momentos que não precisar, como no trabalho, por exemplo, desative esta opção no item relacionado à vibração e sons.

12. Tempo de bloqueio

É possível controlar o tempo em que um iPhone fica ligado depois de parar de usá-lo. Se ajustado para desligar sua tela assim que solto, ele deve economizar bastante. Em Ajustes > Visor e Brilho > Bloqueio Automático, você pode ajustá-lo mais baixo.

13. Desative o AirDrop

Ele não necessita ficar ligado a todo momento, então deslize para abrir o Centro de Controle, e ali você poderá desligá-lo e somente ligar quando precisar de verdade.

14. Pare a localização

14

 A localização em um iPhone ajuda em algumas coisas, porém, é uma ferramenta que utiliza energia com mais rapidez. Se quer desligar a localização de alguns aplicativos, mas prefere deixar a opção para alguns, vá em Configuração > Privacidade > Serviços de localização e escolha quais prefere que não use localização. 

Outra boa opção é ir nas Configurações, Privacidade > Serviços de Localização > Sistemas e Serviços e desligar a opção de anúncios da Apple baseados em localização e iPhone Analytics.

15. Desligar o Bluetooth

Você não precisa deixar o Bluetooth ligado se não estiver usando. A função só deve ser realmente ativada no momento em que você precisar dela. 

16. Animações desnecessárias

16

Itens estéticos também drenam a bateria do celular e podem ser inúteis e descartáveis se você preza pela energia em primeiro lugar. Por isso, os papéis de parede que se movimentam e o efeito paralaxe podem ser desativados também. O primeiro pode ser trocado por uma foto ou qualquer imagem estática, é só ir nas Configurações, Papel de parede > Escolha um novo papel de parede.

O segundo pode ser desativado em Configurações > Geral > Acessibilidade e em Reduzir movimento. Caso não saiba o que é este efeito, são imagens animadas por sensores do iPhone, e se movimentam conforme você segura e move o telefone.

17. Downloads com conexão de dados

17

Não faça downloads com sua rede 3G ou 4G, pois além de sugar a energia do celular, também vai sugar todo seu limite de dados. Nesse contexto, cuide os serviços de streaming de música e filmes, que possuem a opção de baixar conteúdo para tê-lo off-line. O melhor a fazer é usar um Wifi-Fi para baixar qualquer conteúdo, e preferencialmente, o de casa, enquanto conectado ao iTunes.

18. Editar pesquisa

18

A função Pesquisar do iPhone age por padrão e acaba pesquisando e indexando todos os itens do dispositivo. Existe a opção de filtrar esta pesquisa e deixá-la mais rápida se escolher somente itens relevantes, fato que vai ajudar na economia de energia. Para isso: Configurações > Siri > Pesquisa. Depois é só remover os itens que você prefere não pesquisar.

19. Utilizar Wi-Fi sempre que possível

19

Como já dito acima, quando houver a possibilidade de se conectar à uma rede Wi-Fi, aproveite. Em casa e no trabalho são locais que geralmente possuem rede sem fio, e esses momentos devem ser usufruídos, sua bateria e limite de dados agradecerão.

Mas lembre-se, em locais públicos que possuírem Wi-Fi, desconecte assim que sair do estabelecimento, pois senão o iPhone irá procurar constantemente por uma nova rede, e esta ação suga bastante da bateria.

20. Ative o modo avião

20

O modo avião auxilia em muitas coisas, e uma das principais é a bateria. Quando estiver em um lugar que não apresente boa recepção de sinal, ou não tenha, o melhor a fazer é colocar o smartphone em modo avião. Este modo desabilita a rede, que consequentemente, desativa a internet. É importante colocar este modo em momentos de sinal ruim, pois o iPhone ficará procurando sinal e para isso se utiliza muita energia, descarregando com muito mais velocidade.

21. Desativar fuso horário automático

21

Outro tipo de atualização automática diz respeito ao horário. Em viagens para o exterior ou lugares que possuírem horas distintas, ele procura se atualizar conforme o fuso, e para isso, utiliza os Serviços de Localização. A localização precisa de energia para funcionar, então, se você precisar mais de bateria do que saber as horas no momento, vá para Configurações > Geral > Data e Hora e desative o automático.

22. Saúde da bateria (Beta)

22

Um recurso foi introduzido em iPhones com o sistema operacional iOS 11.3, chamado Battery Health (Beta), e ele ajuda a cuidar da sua bateria. Suas funções são exibir informações sobre a capacidade máxima de bateria do seu iPhone, e também a capacidade máxima de desempenho, além de avisar quando ela precisa ser substituída.

23. Tenha um carregador portátil

Muitos donos de iPhone resolvem recorrer a um carregador portátil. E se você resolver seguir todas as dicas desta lista e ainda carregar consigo uma bateria extra, ficará bem mais difícil ser deixado na mão pelo seu iPhone. Existem muitos tipos de carregadores portáteis no mercado, e eles são indispensáveis para quando você tiver que passar um longo tempo longe de uma tomada.

24. Atualização do iOS

24

É aconselhável verificar se seu sistema operacional está atualizado, pois cada nova versão do iOS corrige bugs e melhora o desempenho do aparelho, e às vezes esta ação acaba melhorando a duração da bateria também. Para ver se seu celular está com alguma atualização pendente, vá para Configurações > Geral > Atualização de Software.

25. Teste de bateria

E por último, se nenhuma das ações acima tenha ajudado e você perceber que pode ter algo errado, visite uma loja da Apple, se possível. Lá você poderá solicitar testes de duração prolongada de bateria, e assim você será informado se há realmente um problema ou não.

Artigo baseado na lista do Digital Trends.