Oficina da Net Logo

Qual o melhor tipo de película para proteger a tela do seu smartphone?

Se você está em dúvida sobre qual película de proteção você deve usar na tela do seu smartphone, confira nossa análise sobre os produtos disponíveis no mercado.

Por | @oficinadanet Smartphones

Sabe aquele momento que seu smartphone desliza de sua mão e cai no chão? Ou quando sem querer, você deixa que algo afiado passe pela tela? Nesses momentos, nosso coração para e sentimos um frio na espinha. Afinal, smartphones são caros e quase uma extensão do nosso corpo, aparelhos que não vivemos mais sem. Muitas pessoas, para proteger esses queridos dispositivos móveis, utilizam películas. E são vários os tipos disponíveis no mercado. Neste artigo, vamos abordar qual o melhor tipo de película para proteger a tela do seu smartphone.

Além de desagradável para utilizar, arranhões ou trincados na tela do seu smartphone fazem com que seu valor de revenda caia bastante, e deixa o aparelho menos protegido à água, sol, poeira, maresia, entre outros. Por isso, muitas pessoas gostam de usar película de proteção na tela. Confira nossa análise entre as diferenças dos diferentes tipos, para que você não desperdice seu dinheiro.

É necessário usar película protetora de tela?

Com as novas tecnologias na composição do vidro dos gadgets, como o Gorilla Glass, a tela do smartphone atualmente é muito mais resistente à riscos e impactos. Entretanto, mesmo com o uso dessa tecnologia, a tela de seu smartphone não está completamente protegida. Por isso sim, é importante usar uma proteção extra para garantir a devida proteção.

Sua tela ainda pode ser arranhada, e mesmo que seu smartphone não caia no chão ou sofra algum outro impacto, até mesmo um pouco de areia no seu bolso (ou bolsa) pode causar marcas na tela do seu aparelho. As películas não são perfeitas, mas pelo menos, permitem que você coloque o telefone no bolso sem se preocupar. A película sofre os arranhões que poderiam estar atingindo a tela do seu celular. E quando a película estiver muito arranhada ou trincada, basta substituí-la, mantendo a tela real intocada.

Os diferentes tipos de protetores de tela

Procure por "película para smartphone" no Google Shopping, e você provavelmente ficará cansado de tantas opções. Existem muitas marcas, tipos e preços, o suficiente para fazer sua cabeça girar. Confira quais as vantagens e desvantagens de cada tipo de película para seu smartphone.

Películas de PET (politereftalato de etila)

O polietileno é um tipo de plástico normalmente encontrado em garrafas PET e outros recipientes de alimentos. A película de polietileno fornece proteção contra riscos e são super baratas, leves e finas, se tornando menos visíveis quando aplicadas. Além disso, são ideais para smartphones de tela curva.

Películas de PET (politereftalato de etila)Películas de PET (politereftalato de etila)

Elas também têm uma sensação de toque suave, sendo pouco dura. Um dos contras é que essa película deixa sua tela mais brilhante, o que pode incomodar alguns usuários. 

Películas transparentes

Embora este tipo de película tenha entrado em desuso com a oferta das películas de vidro, as películas transparentes já foram muito populares no Brasil.

Películas transparentesPelículas transparentes

Elas oferecem uma proteção contra pequenos riscos, mas deixa o aparelho à mercê do impacto de quedas. Outra desvantagem pe que com esta película, ficam as marcas de dedos na tela do aparelho.

Películas foscas

Uma variante que resolveu o problema das marcas de dedo na tela foram as películas foscas. 

Películas foscasPelículas foscas

Além disso, trazem a vantagem de neutralizar a luz externa do ambiente, que reflete na tela do smartphone e dificulta a visão. Por outro lado, os riscos aparecem mais com este tipo de película.

 

Película de Vidro

Este tipo de película é a mais resistente contra arranhões e quedas, e atualmente você pode obtê-los de forma bastante barata. Como os protetores de vidro são mais espessos, eles são muito mais visíveis na tela, mas podem tirar um pouco da sensibilidade do seu touch. Nada que afete o uso, mas é possível notar a diferença entre uma tela sem película e uma com película no quesito sensibilidade.

Película de VidroPelícula de Vidro

É um preço a ser pago, afinal, a película de vidro deixa seu aparelho muito mais resistente à quedas e arranhões, especialmente aqueles ocasionados por chaves no bolso ou na bolsa, e pequenas batidas.

Películas de privacidade

Como o próprio nome sugere, esta proteção aumenta a privacidade do usuário, Isso porque é impossível enxergar a tela do aparelho quando o ângulo não for o de quem está bem em frente ao dispositivo.

Película de PrivacidadePelícula de Privacidade

Elas protegem bem, mas são mais grossas que a tradicional película de vidro, impactando no visual do aparelho. Outro incomodo é que você terá dificuldades de mostrar algo na tela do seu celular para quem está ao seu lado, se tornando praticamente impossível ver um vídeo junto com alguém.

Película líquida

Atualmente, é possível encontrar protetores de tela líquidos no mercado, que afirmam que você pode proteger seu telefone apenas esfregando uma solução líquida em seu telefone e, em seguida, polindo-o. Esses protetores vêm com uma série de peculiaridades que dificultam a recomendação. Embora isso possa fornecer algum nível de proteção extra, a camada é tão fina que arranhões difíceis ainda podem atingir facilmente a tela do aparelho, o que anula a finalidade de um protetor de tela.

Película líquidaPelícula líquida

Além disso, quando esta película líquida fica gasta, você não pode simplesmente tirá-la e trocá-la por outra proteção de tela. Ela simplesmente se desgastará com o tempo (embora não haja uma maneira visível de saber quando isso aconteceu). Isso dificulta o teste porque você não pode simplesmente arranhá-la e retirar o produto, e não é possível saber se você estaria arranhando o protetor ou a tela por baixo. 

É importante tomar muito cuidado com o que as marcas anunciam, pois nesse ramo há muita propaganda enganosa. Eu, particularmente, não recomendo películas líquidas.

Afinal, qual o melhor tipo de película para proteger a tela do seu smartphone?

Na nossa opinião, as películas que oferecem uma maior proteção à tela do seu smartphone são as de vidro e as de privacidade. Se você não sente a necessidade de usar uma de privacidade, que é mais cara, então é mais fácil usar uma película de vidro, encontrada em muitos locais e centros urbanos, além de lojas virtuais na internet. A película PET é mais cara também, porém, uma ótima opção para quem tem smartphone de tela curva.

A película líquida não funciona conforme o prometido pelos fabricantes, e é impossível de removê-la após estar riscada. Além disso, oferece muito pouca proteção à tela. As películas foscas e transparentes são bem baratas, mas oferecem proteção restrita apenas à riscos, não protegendo sua tela contra impactos.

Se você quiser proteção contra impactos, obtenha uma case

A película é apenas uma parte da proteção ao seu smartphone. A película protege apenas a tela do seu celular contra arranhões, e fornece alguma proteção contra impacto. Mas se você quer proteger completamente seu aparelho, incluindo as laterais e a parte traseira do telefone, é fundamental utilizar uma case protetora, de preferência os modelos anti-impacto, que protegem muito mais seu smartphone.

MAIS SOBRE: #smartphones  #película  #dicas
Comentários
Carregar comentários
Siga o nosso Instagram!

Estamos lá também: @oficinadanetoficial

Seguir o Instagram do Oficina da Net