Por ter manuseio direto com as mãos, as telas, no geral, ficam engorduradas, além da poeira que pode ficar nas frestas. Também é possível que outras substâncias acabem caindo por acidente na tela do gadget, algumas delas, inclusive, prejudiciais ao aparelho. Você também pode gostar de ler cinco dicas para conservar seu aparelho.

Abaixo confira algumas dicas para remover a sujeira da tela de smartphones e tablets:

Como limpar poeira

A poeira está por todos os lados, nem os gadgets escapam dela. Assim, é normal que ela se acumule nas frestas de smartphones e tablets, o que pode prejudicar o funcionamento do aparelho.

Para remover a poeira e até fiapos você pode usar um aspirador de pó portátil, e ainda fazer uma limpeza mais detalhada usando um palito de dentes e uma fita adesiva enrolada na ponta. Com isso é possível retirar os fiapos dos locais mais complicados.

Como limpar terra

A terra costuma ser mais perigosa que a poeira, pois geralmente está úmida, e pode se acumular em setores como plugs e fendas. A limpeza costuma ser mais complexa, além de mais difícil. A dica da poeira também funciona para este caso, ou seja, use fita adesiva para retirar o excesso. Caso não funcione, um pano poderá solucionar o caso, mas claro, sempre com muito cuidado para não arranhar a tela.

Como limpar areia

Foi na praia e deixou o seu aparelho cair na areia? A areia costuma ser um grande inconveniente, já que é bastante chata para ser removida, além de poder causar arranhões. Bom, caso tenha acontecido o pior, o ideal é apenas fazer a limpeza com um aspirador portátil, nada de passar um pano na tela.

Como limpar comida

O celular ou tablet está em todos os lugares, então, deixar um alimento cair no aparelho não é nada incomum. Para a limpeza use um pano, preferencialmente de microfibra. Mas muito cuidado para não causar arranhões.

Como limpar água

A água não é a amiga ideal de smartphones e tablets, a não ser os modelos que sejam a prova d’água. Então, na hora de ir para a piscina, praia ou mesmo andar na chuva, o ideal é proteger o aparelho em sacos plásticos.

Porém, se acontecer um acidente que envolva água, é necessário, em primeiro lugar, remover a bateria e o cartão SIM com rapidez. Em seguida, seque os componentes internos com um papel toalha. Deixe o aparelho secando por ao menos 8 horas. Somente após tente religar o gadget. Infelizmente não há como garantir que o aparelho voltará a funcionar. AQUI temos um artigo específico sobre o que fazer caso você derrume o seu aparelho na água.

Como limpar gordura

As marcas de dedos são comuns em smartphones e tablets. O ideal é usar uma película protetora na tela, porém, se não for o caso, para limpar a gordura da tela é preciso comprar algum produto próprio de limpeza para smartphones e tablets e esfregar com um tecido macio. As arestas e fendas podem ser limpas com cotonetes.

Veja também como limpar adequadamente a touchscreen do seu aparelho.

O que nunca pode ser feito?

  • Jamais pressione a tela com força ao limpá-la;
  • Não use produtos químicos como removedor, sapólio líquido ou detergente. Tais produtos, se usados de modo inadequado podem deixar manchas definitivas no aparelho;
  • Nunca use panos e esponjas abrasivas. Evite usar papel-toalha, guardanapos ou mesmo papel higiênico. Eles podem riscar a tela quando secos, bem como espalhar farelos quando ainda úmidos;
  • Evite fazer movimentos circulares na remoção de gorduras ou outras sujeiras, isso pode riscar a tela.
  • Não use panos encharcados de líquidos de limpeza nos dispositivos móveis.

Evitando estas ações, você garante um tempo agradável no uso de seus aparelhos eletrônicos.