Os cuidados com os aparelhos móveis vêm ganhando relevância com o passar do tempo. Com o crescimento incessante no ramo da tecnologia das comunicações e o lançamento de celulares cada vez mais sofisticados e relativamente mais caros no mercado, os cuidados devem ser redobrados. Há, com certeza, aqueles usuários que não dão importância aos cuidados com seus aparelhos, tratando-os como descartáveis, porém, estes casos são exceção.

De acordo com dados da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o Brasil terminou Agosto/2013 com 268,4 milhões de celulares e uma média de 135,45 celulares para cada 100 habitantes. Além disso, as adições líquidas de 1.441 mil aparelhos constatadas em Agosto/2013 foram as maiores do ano.

Porém, uma grande parte das pessoas não está ciente de que com pequenos cuidados, atitudes tomadas no dia-a-dia, por exemplo, podem evitar uma série de danos ao aparelho, conservando-o por mais tempo. Por isso, citaremos a seguir 5 dicas para que preserve seu celular:

Compre uma capa e uma película

À primeira vista parece ser bobagem, mas um capa e uma película são de extrema importância em um celular, além de personalizar estéticamente o seu smartphone. Uma capinha de acrílico ou borracha previne danos na carcaça do aparelho em quedas, por exemplo, além de evitar o contado das peças com as mãos, onde o suor produzido por elas pode oxidar as peças metálicas. Hoje, tem-se a disposição vários modelos e formatos de capas e, também, de preços variados.

Já a película protege a tela de riscos em quedas ou no próprio bolso do usuário. Além disso, ela evita que marcas de dedos fiquem em contato diretamente com o display. Outra função dessa camada é proteger o celular do calor externo ao aparelho, que afeta as telas sensíveis ao toque.

5 dicas para preservar seu celular

Cuidado na praia

O ambiente á beira mar não é muito propício para o uso do celular por apresentar muitos riscos à maioria dos dispositivos eletrônicos. Sol, calor, areia, água e maresia são grandes oxidantes de metais. Se você tem a extrema necessidade de levar o aparelho para a praia, a fim de postar fotos no Insgram, aconselha-se colocá-lo dentro de uma capa e deixá-lo a sombra.

Ao andar com o celular, se possível, use uma corda de pulso semelhante às de câmera digitais. Ela é muito útil, principalmente ao tirar fotos, evitando que o mesmo caia na água ou na areia, combinação que poderia ser fatal para o aparelho.

5 dicas para preservar seu celular

Cuidado na hora de limpá-lo

A limpeza do aparelho periodicamente é essencial para a preservação de seu queridinho. Porém, nesta hora, deve-se ter um cuidado redobrado no que tange ao modo de limpeza e os materiais que serão utilizados. Os componentes eletrônicos de que é feito o aparelho são vulneráveis a uma série de substâncias, como umidade e poeira que podem danificá-los, e a álcool, que é grande responsável de corrosões em peças internas.

5 dicas para preservar seu celular

Mantenha-o longe de temperaturas extremas

Os aparelhos celulares não foram feitos para temperaturas muito altas, o ideal é que estes sejam utilizados, de acordo com recomendações de fabricantes, em ambientes entre 15°C e 30°C. Se expostos ao calor extremo, podem ocorrer danos à bateria, afetando seu desempenho, ou até mesmo danificando-a permanentemente. É claro que você não precisa ficar neurótico colocando seu celular na geladeira.

No entanto, existem aparelhos que, quando expostos a uma temperatura extrema, ou seja, quando estão com superaquecimento, entram em modo de resfriamento, isto é, ficam como se estivessem bloqueados e só voltam ao normal durante um tempo, geralmente indicado na tela; porém, deve-se evitar que isto venha a ocorrer.

5 dicas para preservar seu celular

O que fazer quando o celular cai na água

Muitas vezes por acidente ou descuido, é cada vez mais comum aparelhos caírem na água, seja na piscina, ou até mesmo no banheiro. Todos sabem que a água é prejudicial, mas, no entanto, a primeira atitude a se tomar e retirar a bateria imediatamente e ter paciência.

Evite usar o secador de cabelos! Nesta ocasião o secador só seca superficialmente, é a parte interna que preocupa e, caso usado no quente, poderá ser mais prejudicial ainda para o celular, pois a combinação de umidade e calor pode ser fatal para os componentes eletrônicos. Então, seque com um pano todos os componentes com cuidado e deixe o aparelho ao ar livre por algumas horas antes de recolocar a bateria. Quer saber mais sobre o assunto? Acesse o artigo: Molhou o celular? O que fazer?

5 dicas para preservar seu celular

Com estes simples cuidados você pode preservar seu smartphone por muito mais tempo. Gostou? Compartilha.