Após a Apple admitir que reduziu o poder de processamento de iPhones antigos, com o objetivo de preservar a bateria, o assunto virou uma polêmica, inclusive a Maça já recebeu dois processos de usuários dos Estados Unidos e de Israel, de acordo com eles, a fabricante deveria avisar os donos de iPhones que a atualização pode causar lentidão nos aparelhos. No entanto, a Apple alega que a medida foi tomada como estratégia para cessar com os problemas de desligamentos inesperados nos aparelhos lançados entre 2014 e 2016.

Desta forma, praticamente todos os dispositivos anunciados pela companhia nos últimos anos acabaram por ter seu desempenho reduzido. Muitos dizem que é uma maneira de obrigar o consumidor a realizar a troca do seu aparelho, por um modelo mais recente de uma forma forçada. Agora, uma alternativa encontrada pela empresa para solucionar a situação é a recomendação da troca da bateria do iPhone. Mas e quanto custa para trocar a bateria de um iPhone no Brasil?

A própria fabricante realiza a troca da bateria, existem atualmente duas lojas no país que contam com atendimento ao consumidor, uma está localizada no Rio de Janeiro, no shopping Village Mall e a outra encontra-se em São Paulo no Morumbi Shopping. Como as duas representantes brasileiras contam com muita procura é preciso agendar atendimento através do site oficial.

Para efetuar a troca é necessário agendar atendimento pelo site da Apple para uma das duas lojas da fabricante no Brasil
Para efetuar a troca da bateria é necessário agendar atendimento pelo site da Apple para uma das duas lojas brasileiras da companhia.

Vários clientes já relataram que após a troca da bateria, seus iPhones conseguiram obter velocidade máxima novamente. Para realizar a troca nos endereços mencionados ou então em uma assistência técnica vinculada a Apple, após o vencimento da garantia de 12 meses, serão cobrados R$ 449 para efetuar a troca da bateria original do dispositivo por uma nova.

Porém, alguns consumidores optam por levar seus dispositivos mais antigos ou fora da garantia em assistências técnicas avulsas para conseguir preços mais baixos. Valores para troca em lojas associadas à Conserta Smart:

Para facilitar o pagamento, a organização possibilita parcelar os valores em pelo menos 3 vezes no cartão de crédito e o cliente ainda conta com a garantia de três meses na nova bateria.

Especialista alerta sobre a troca da bateria

De acordo com João Paulo Lopes, diretor comercial da Conserta Smart "Este hábito perigoso pode gerar riscos tanto para smartphone quanto para o usuário. Para aumentar a capacidade de carga de uma bateria são precisos muitos cuidados como a dilatação que o componente pode sofrer dentro do aparelho devido à temperatura." Desta forma, o o especialista não aconselha a troca da bateria original por uma outra com maior potência.

Completou dizendo "Não recomendamos o uso dessas baterias pela falta de segurança que pode trazer ao consumidor, além de que hoje a maioria das fabricantes buscam sempre as melhores soluções de capacidade de bateria respeitando as limitações técnicas de seus dispositivos".

Segundo o executivo, se a bateria estiver mal-dimensionada podem ocorrer até mesmo incêndios, assim como ocorreu no modelo Galaxy Note 7, da fabricante Samsung, que em função do problema em relação a bateria foi obrigada a fazer recall do equipamento por apresentar perigo de explosão.