Um assunto muito discutido nos fóruns do Reddit tem sido sobre a redução da velocidade dos aparelhos antigos da Apple, pois a bateria já não conta mais com a mesma capacidade. Porém, caso substitua o componente o smartphone se torna veloz novamente é o que dizem. Até então, essa informação discutida não passava de uma teoria.

Na quarta-feira (21) a Apple admitiu que está cortando o desempenho de seus aparelhos. Tudo começou quando o GeekBench resolveu pesquisar sobre a tese para descobrir se existe algum embasamento nesta teoria e conseguiu identificar algo estranho no desempenho do iPhone a cada nova atualização do sistema iOS. Com isso, o The Verge resolveu procurar a Apple para questionar o assunto e veja o que ela respondeu:

"Nossa meta é entregar a melhor experiência aos consumidores, o que inclui o desempenho geral e o prolongamento da vida de seus dispositivos. As baterias de íon de lítio tornam-se menos capazes de fornecer demandas de corrente de pico quando em condições de frio, com baixa carga da bateria ou à medida que envelhecem ao longo do tempo, o que pode resultar no desligamento inesperado do dispositivo para proteger seus componentes eletrônicos.

No ano passado, lançamos um recurso para o iPhone 6, iPhone 6s e iPhone SE para suavizar os picos instantâneos somente quando necessário, isso para evitar que o dispositivo se desligue inesperadamente durante essas condições. Agora ampliamos esse recurso para o iPhone 7 com o iOS 11.2 e planejamos adicionar suporte para outros produtos no futuro."

Apple confirma que reduz velocidade de desempenho de iPhones antigos
Apple confirma que reduz velocidade de desempenho de iPhones antigos

Desta forma, a Apple enfatiza que não acabou diminuindo a velocidade dos iPhones como estratégia para forçar os usuários a trocarem seu iPhone mais antigo, por um modelo mais novo. De acordo com a companhia o principal objetivo é fazer com que os aparelhos que possuem as baterias mais antigas, neste caso de íon de lítio, passem a não desligar mais inesperadamente.

Isso porque as baterias mais antigas não contam com a mesma eficácia dos novos iPhones, e para evitar danos aos componentes internos o aparelho simplesmente desliga de uma hora para outra. Para solucionar o problema, a Apple resolveu diminuir o desempenho destes aparelhos, ou seja, uma forma encontrada pela fabricante para evitar avarias no dispositivo ou até mesmo falhas em componentes que são potencialmente perigosas.