A poucos dias atrás publicamos uma notícia com a confirmação da Apple sobre a diminuição da capacidade dos iPhones de forma intencional para economizar bateria e melhorar a usabilidade.

No entanto, a fabricante acabou deixando inúmeros usuários revoltados com a sua atitude. A Maça já havia recebido um processo de uma dupla de moradores dos Estados Unidos, agora, acaba de receber mais uma, porém vinda de Israel.

Dois israelenses registraram a ação coletiva de mais de US$ 120 milhões, alegando que a fabricante Apple violou os seus deveres em relação aos usuários, ao não anunciar que as atualizações de softwares impactam de forma negativa o uso dos iPhones, o que segundo a Apple é uma medida preventiva, inocente.

iPhone 6S tem desempenho reduzido
iPhone 6S tem desempenho reduzido

O documento ressalta que sem via de dúvidas a informação sobre a lentidão nos dispositivos é importante e que o usuário, deveria sim, ser informado sobre as consequências da atualização, que está afetando de forma negativa o funcionamento dos iPhones.

Entenda a Revolta

Tudo começou em uma revelação da Apple informando que os iPhones antigos, com as novas atualizações do sistema iOS estavam se tornando mais lentos. A liberação de uma atualização para diminuir a velocidade dos aparelhos, teria sido uma maneira encontrada pela companhia para evitar que a bateria se esgote de forma muito rápida e para resolver o problema dos iPhones mais antigos que estavam se desligando sozinhos ou simplesmente travando.

Além disso, a companhia revelou que os modelos mais antigos tiveram essa redução na performance para evitar o superaquecimento e para evitar outras falhas aos componentes internos do aparelho.

Comunicado da Apple 

"Nossa meta é entregar a melhor experiência aos consumidores, o que inclui o desempenho geral e o prolongamento da vida de seus dispositivos. As baterias de íon de lítio tornam-se menos capazes de fornecer demandas de corrente de pico quando em condições de frio, com baixa carga da bateria ou à medida que envelhecem ao longo do tempo, o que pode resultar no desligamento inesperado do dispositivo para proteger seus componentes eletrônicos.

No ano passado, lançamos um recurso para o iPhone 6, iPhone 6s e iPhone SE para suavizar os picos instantâneos somente quando necessário, isso para evitar que o dispositivo se desligue inesperadamente durante essas condições. Agora ampliamos esse recurso para o iPhone 7 com o iOS 11.2 e planejamos adicionar suporte para outros produtos no futuro."