A Apple nos deu a capacidade de inverter as cores da tela há muito tempo. Em seguida, a empresa também lançou o modo escala de cinza no iOS 8, o Night Shift no iOS 9 e o filtro de luz azul no iOS 10. Embora o tão aguardado Modo Escuro no iPhone ainda não tenha se concretizado plenamente, o iOS 11 e o iOS 12 têm um recurso que cumpre boa parte da exigência dos usuários.

5 coisas que você não sabia que o botão Home do iPhone pode fazer

Na verdade não existe oficialmente um modo escuro no iPhone, mas existe o recurso "Inversão inteligente", que inverte as cores da tela do iPhone, assim como a "Inversão clássica" fez por todos esses anos. Mas este novo modo invertido especial não reverte tudo. Ficam a salvo as imagens, mídia e alguns aplicativos que já usam estilos de cores escuras.

A importância do modo escuro, mesmo sendo uma inversão inteligente, é melhor no iPhone X , XS e XS Max, todos com painéis OLED em vez de LCDs. Ao contrário dos outros, os iPhones com tela OLED apenas desativam os pretos verdadeiros, o que é um benefício sério quando se trata da duração da bateria.

O modo escuro, além de economizar bateria, também favorece o uso à noite, não tendo excesso de luz que incomoda os olhos. Outro motivo que pode levar você a querer usar esse modo é a elegância notória dos tons de preto.

Como usar o filtro Quadrinhos do iOS 12 e transformar suas fotos em HQ?

Como ativar o Modo Escuro no iPhone?

Para acessar este novo modo de inversão inteligente, vá em Configurações > Geral > Acessibilidade;

Configurações > Geral > Acessibilidade
Configurações > Geral > Acessibilidade

Agora, vá em Adaptações de tela > Inverter Cores > Inversão Inteligente.

Adaptações de tela > Inverter Cores > Inversão Inteligente
Adaptações de tela > Inverter Cores > Inversão Inteligente

As diferenças entre a inversão inteligente e a inversão clássica são pequenas. Por exemplo, o aplicativo do Google Maps parece exatamente o mesmo com os dois, enquanto na tela inicial com a inversão inteligente ativada é a mesma que sem o recurso ativado.

No aplicativo Fotos, você pode ver que a interface do usuário ficou preta nos dois casos, mas a inversão inteligente não altera as imagens e os vídeos, o que o torna muito mais útil para aqueles que anseiam por um modo escuro de verdade.

Como ativar rapidamente o modo escuro no iPhone?

Se você realmente gosta dessa nova opção de inversão inteligente, saiba que é possível configurá-lo para que ele seja ativado/desativado com alguns cliques. Basta configurar um atalho de acessibilidade. Você pode fazer isso usando o atalho de clique triplo no botão home, se seu aparelho tiver um botão home, ou ativar o atalho no botão Lateral no iPhone X, XR/XS/XS Max.

De qualquer forma, o caminho é o mesmo: Configurações > Geral > Acessibilidade > Atalho de Acessibilidade > Inversão de cores inteligentes.

Como ativar o Modo Escuro no iPhone ?

Agora, sempre que você clicar três vezes no botão home ou no botão lateral da linha X, você terá um menu para ativar a inversao inteligente.

Modo escuro no Android

Caso você não saiba, o novo sistema operacional do Google, Andoid Pie 9.0, conta com um modo escuro. Mas este ainda não chegou para a maior parte dos smartphones que usam o sistema. A Apple já tem o recurso de inversão de cores há algum tempo, mas não é um modo escuro de verdade.

É provável que, com o lançamento do recurso pela concorrência, a Apple agilize um recurso de verdade para seus iPhones e iPads.

Esperamos que este recurso seja seja apenas o precursor do modo escuro verdadeiro, que deve chegar futuramente no iO. Mas como já temos três modelos de iPhones com painéis OLED e a Apple ainda não incluiu um modo escuro oficial, a inversão de cores inteligente é o melhor que temos para o momento.

Aplicativos com modo escuro

Além dos sistemas operacionais, alguns aplicativos já oferecem a navegação em modo escuro, como o Twitter e o YouTube. Se você quiser, pode clicar nos links abaixo para saber como ativá-los em seu smartphone:

Como ativar o modo noturno no Twitter Como ativar modo noturno do Youtube Outro sistema operacional que já inaugurou um modo escuro oficial é o Windows. Se você quer usá-lo no seu PC, veja como fazer isso no artigo: Os 7 melhores recursos da versão 1809 do Windows 10.