Hoje em dia, o smartphone é praticamente uma extensão do nosso corpo. Mas tudo que é em excesso não faz bem. Você ou seus filhos estão sempre grudados aos seus smartphones? Se você pensa em diminuir o tempo gasto conectado ao aparelho, um dos muitos recursos interessantes do iOS 12 é o Tempo de Uso, que permite ver com que freqüência você usa seu telefone, onde gasta mais o seu tempo e quais aplicativos são mais usados. Saiba como usar o recurso tempo de uso em um iPhone com iOS 12.

Para ajudar a acabar com o vício em smartphone, você pode configurar e programar diferentes opções, para bloquear determinados aplicativos, ou limitar o tempo gasto com eles em seu iPhone ou iPad. E como o recurso é baseado em nuvem, ele pode mostrar quanto tempo você gasta em todos os seus dispositivos iOS coletivamente.

Se você está pronto para enfrentar esse vício, veja os tutoriais abaixo.

Como usar no seu iPhone o Tempo de uso do iOS 12?

Baixe o iOS 12

Primeiramente, verifique se você está executando o iOS 12 ou superior. Para verificar, acesse Ajustes > Geral > Sobre. Role a tela até encontrar em qual versão está seu sistema operacional.

Se o iPhone não estiver atualizado, vá em Ajustes > Geral > Atualização de software e baixe a versão mais recente do iOS. Não sabe como fazer isso? Confira esse tutorial!

Confira se seu iPhone está atualizado para o iOS 12.
Confira se seu iPhone está atualizado para o iOS 12.[/caption]

Ativar o recurso tempo de uso

Para ativar o Tempo de Uso no seu iPhone ou iPad, acesse Ajustes > Tempo de uso > Ativar Tempo de Uso. Leia as informações e, logo após, toque em Continuar. Na tela seguinte, assim que o sistema perguntar se este iPhone ou iPad é seu ou do seu filho, toque na opção Este é o meu iPhone. (Vamos falar sobre a opção filho logo após).

Passo a passo para ativar o recurso tempo de uso.
Passo a passo para ativar o recurso tempo de uso.[/caption]

Ativando senha para o Tempo de uso

Quando o Tempo da uso é ativado, logo após começa o monitoramento de quanto tempo você gasta com apps, recursos e configurações individuais. Então, se você quiser proteger suas configurações de Tempo de Uso, ative a configuração "Usar código do Tempo de uso". Assim, você terá a opção de continuar usando um app quando o tempo definido expirar. Digite e redigite uma senha.

Usar código do Tempo de uso
Definindo limites de Tempo de Uso para aplicativos

Para determinar o Tempo de Uso de cada app, vá em Ajustes > Tempo de Uso > e insira o Código do Tempo de Uso.

Definindo limites de Tempo de Uso para aplicativos
Definindo limites de Tempo de Uso para aplicativos

Agora vá em Limite de Apps. Você verá uma lista com categorias de apps. Você pode deixar a configuração padrão para todos os aplicativos e categorias, ou selecionar aplicativos individuais para limitar. Escolha qual grupo de aplicativos ou app deseja impor o limite e clique na opção Adicionar Limite. Logo após selecionar e configurar os apps desejados, clique em Adicionar. Na tela Hora, defina o número de horas e / ou minutos após o qual os aplicativos nas categorias escolhidas não serão mais utilizados. Você também pode definir limites diferentes para categorias diferentes, configurando-os separadamente.

Adicionar Limite
Ajustes > Tempo de Uso > Adicionar Limite

Configurando o Tempo de Uso em mais de um aparelho da Apple

Se você tem mais de um iPhone, ou tem um iPad, saiba que você pode configurar o Tempo de Uso em vários dispositivos. Você poderá acessar as informações de tempo de exibição em todos eles. Se você definir uma senha, será solicitado a inseri-la para permitir o compartilhamento entre dispositivos.

Definir tempo de inatividade

Você pode definir limites para quais aplicativos e recursos você pode acessar e por quanto tempo. Vá em Tempo de Uso e ligue o interruptor. Você pode criar um período de tempo em que apenas determinados aplicativos serão permitidos. Toque na hora de início e, em seguida, na hora final para definir ambos.

Sempre permitir determinados aplicativos

No menu principal do Tempo de Uso, toque em Sempre permitido. Aqui, você pode ajustar seus limites para permitir que determinados aplicativos ignorem o bloqueio. Para adicionar um aplicativo à lista permitida, toque no sinal de mais. Se você quiser remover um aplicativo da lista Sempre permitir, toque no sinal de menos e toque em Remover.

Ajustes > Tempo de Uso > Sempre Permitido > +
Ajustes > Tempo de Uso > Sempre Permitido > +

Configurações de privacidade

Se você quiser limitar os dados compartilhados em determinados aplicativos, poderá controlar suas configurações no menu Conteúdo e privacidade, na seção Privacidade. Toque em cada entrada para permitir ou proibir.

Ajustes > Tempo de Uso > Sempre Permitido > +
Ajustes > Tempo de Uso > Conteúdo e Privacidade > Privacidade

Permitir alterações

Depois que você fizer alterações em Conteúdo e Privacidade, elas deverão ser aprovadas antes de entrarem em vigor. Na seção Permitir alterações, toque em cada alteração para permitir ou não.

Permitir Alterações
Permitir Alterações

Tempo de Uso para a família

Se sua família decidiu conjuntamente usar o Tempo de Uso, ou se você quer configurar o recursos para seus filhos, pois eles estão exagerando no uso de jogos ou redes sociais, veja como fazer. Ative a funcionalidade para compartilhar entre dispositivos as configurações de tempo de uso.

Para configurar o tempo de uso para seu filho, no aparelho dele acesse Ajustes > Tempo de Uso > Ativar Tempo de Uso > Este iPhone é de uma Criança > Continuar > e siga inserindo as informações que o sistema pedir.

Ajustes > Tempo de Uso > Ativar Tempo de Uso > Criança
Ajustes > Tempo de Uso > Ativar Tempo de Uso > Este iPhone é de uma Criança > Continuar

 

Mensagem de aviso de tempo de inatividade

Se você configurar o Tempo de Uso no seu dispositivo ou dispositivo do seu filho, uma mensagem será exibida quando você tiver cinco minutos restantes. Depois que o tempo acabar, seus aplicativos são fechados. Se você tentar abrir o app, será informado de que atingiu seu limite.

Depois que o tempo acabar, você poderá adicionar mais tempo inserindo a senha de Tempo de Uso e solicitando acesso por um período adicional.

Monitorar o uso do aplicativo

Se você está preocupado com o quanto você ou seu filho está usando determinados aplicativos, você pode monitorar o uso diretamente no recurso Tempo de Uso. A tela principal exibe a quantidade de tempo gasto em cada categoria. Toque nos gráficos para ver a quantidade de tempo de cada aplicativo, seja hoje ou nos últimos sete dias.