A NEGER Telecom está implementando o projeto RuralMAX para fornecer conectividade para áreas rurais de Alagoas, com o objetivo de beneficiar pequenos produtores e comunidades carentes. A empresa vai doar esses equipamentos RuralMAX, que captam o sinal de redes celulares em áreas com baixa cobertura, o que vai garantir acesso à internet pela primeira vez para os moradores da localidade.

O que é o RuralMAX?

O RuralMAX é um projeto da NEGER Telecom voltado para atender às necessidades de comunidades rurais. O sistema é composto de um único dispositivo, mas com uma variedade de funcionalidades, como antena, amplificador de sinal, modem e roteador. Além disso, possui Wi-Fi integrado para velocidades de até 300 Mbps, levando conectividade de alta velocidade para os produtores e moradores de zonas rurais.

O projeto pretende beneficiar indígenas e pequenos produtores familiares, como por exemplo os assentados do Movimento Sem Terra, produtores de leite em Tanque D'Arca, a aldeia indígena Kariri Xocó e a Cooperativa dos Agricultores Qualificados em Matriz de Camaragibe. O objetivo é promover o desenvolvimento social e econômico dessas regiões por meio da conectividade a internet.

A iniciativa também envolve monitoramento do impacto socioeconômico da tecnologia, com apoio de pesquisadores do programa RHAE financiado pelo CNPq.

Sobre a NEGER Telecom

A NEGER Telecom é uma empresa de base tecnológica sediada em Campinas (SP) que atua em engenharia de radiofrequência aplicada a diversas áreas, como conectividade para áreas rurais e regiões remotas, bloqueio de sinais celulares para presídios e detecção de drones para aeroportos. Trata-se de uma empresa-filha da Unicamp, listada por três anos consecutivos entre as "Empresas que mais crescem no Brasil" em sua categoria, segundo ranking da Deloitte e da Revista Exame.