Em 2023, mais pessoas no Brasil estão conseguindo usar a internet em casa, apesar de persistirem desafios importantes de inclusão digital. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), houve um aumento notável no acesso à internet em residências brasileiras, alcançando 84% dos lares do país. Isso significa que 64 milhões de domicílios estão conectados à rede.

84% das casas no Brasil já tem acesso a internet

29 milhões de pessoas ainda não tem acesso a internet no Brasil
29 milhões de pessoas ainda não tem acesso a internet no Brasil

Esse número de 64 milhões de lares com acesso a internet é o mesmo que dizer que 84% das casas no país estão conectados a rede no Brasil. Isso é um aumento considerávelem comparação com 2022, quando o acesso estava em 80% das casas.

A boa notícia é que as pessoas com menos recursos também estão contribuindo para esse aumento. As famílias das classes C e DE, que geralmente têm menos dinheiro, mostraram um crescimento significativo no acesso à internet, indo de 87% para 91% e de 60% para 67%, respectivamente.

Apesar do relatório positivo, esses números mostram que cerca de 29 milhões de brasileiros ainda não têm acesso, sendo que a maioria mora em áreas urbanas. Isso inclui muitas pessoas mais velhas e aquelas com menos anos de estudo.

Celular predomina

O crescimento do alcance na internet no Brasil tem muito a ver com o dispositivo que as pessoas mais usam no dia a dia. Por exemplo, a maioria das pessoas agora usa principalmente o celular para acessar a internet, cerca de 58%. Isso é menos do que no ano anterior, quando era 62%.

O smartphone é o dispositivo preferido dos brasileiros para acessar a internet
O smartphone é o dispositivo preferido dos brasileiros para acessar a internet

Outro detalhe interessante é que algumas famílias compartilham a internet com os vizinhos, principalmente em áreas rurais e no Nordeste do Brasil. Isso mostra que muitas pessoas ainda enfrentam desafios para se conectar à internet.

A pesquisa mostra que, apesar dos avanços, ainda há trabalho a ser feito para garantir que mais pessoas tenham a chance de usar a internet. É importante continuar melhorando o acesso, especialmente para aqueles que enfrentam mais dificuldades.

Fonte