A Vivo, uma das principais operadoras de serviços no Brasil, recentemente ativou para teste a tecnologia 5.5G, que é uma evolução do 5G e que deve oferecer uma conexão com a internet ainda mais rápido para dispositivos móveis. A ideia da Vivo é usar essa tecnologia para levar internet de alta velocidade para áreas remotas e ainda conectar os dispositivos inteligentes que se comunicam entre si, conhecidos como Internet das Coisas.

Vivo ativa primeiro testes do 5.5G no Brasil

Se você está querendo entender o que muda com a chegada do 5.5G da Vivo, imagine que as redes móveis são como estradas por onde trafegam dados, e o 5G é como uma estrada de alta velocidade. O 5.5G seria como adicionar uma pista extra nessa estrada, permitindo que mais carros (ou, no caso, mais dados) circulem ao mesmo tempo e em velocidades ainda mais rápidas.

Nesses testes, a Vivo usou uma parte especial do espectro de radiofrequência, chamada de faixa de 26GHz, que é como uma faixa expressa nas estradas. Eles combinaram isso com outra faixa, a de 3.5GHz, para aumentar ainda mais a capacidade. Isso é como ter duas faixas expressas lado a lado.

Com essa combinação, eles conseguiram atingir velocidades de download incrivelmente rápidas, com picos de até 6.7Gbps e uma média de 5.5Gbps. Para ter uma ideia,com essa velocidade, você pode baixar um filme em questão de segundos!

Internet das Coisas e outros negócios

Além da super velocidade para downloads rápidos de filmes ou músicas, a tecnologia 5.5G abre portas para muitas outras coisas. Por exemplo, pode ajudar no desenvolvimento de cidades inteligentes, onde os semáforos, câmeras de segurança e outros dispositivos podem se comunicar instantaneamente. Também pode ser útil em transmissões de alta qualidade, como em estádios esportivos.

Além disso, o 5.5G pode impulsionar novos negócios. Combinado com inteligência artificial e computação em nuvem, pode criar novos produtos e serviços que dependem de conexões super rápidas e confiáveis.