O símbolo/ícone indicativo de site seguro e confiável do Google Chrome irá desaparecer na versão 117 do navegador. A informação foi relatada pelo site bleepingcomputer, onde é dito que não será mais possível identificar quando um site é seguro e confiável no Chrome 117. Caso você não saiba, essa funcionalidade é utilizada para indicar quando um endereço utiliza criptografia HTTPS para criptografar conexões.

Cadeadode sites seguros será removido no Chrome 117

Símbolo de cadeado para sites seguros será removido no Chrome 117. Fonte: Oficina da Net
Símbolo de cadeado para sites seguros será removido no Chrome 117. Fonte: Oficina da Net

O motivo para a retirada do símbolo de site seguro do Chrome é devido ao fato de que 99% de todas as páginas da Web já são carregadas no navegador do Google por HTTPS. Dentro dessa porcentagem também estão inclusas páginas que realizam ataques de phishing e outras práticas que afetam a segurança dos usuários. Ou seja, agora ter o ícone do cadeado sendo exibido no Chrome não significa que você está imune a ataques.

De acordo com o Google, a confusão que ocorre com a confiabilidade da exibição do cadeado no Chrome não é inofensiva. A empresa explica dizendo:

Esse mal-entendido não é inofensivo - quase todos os sites de phishing usam HTTPS e, portanto, também exibem o ícone de cadeado.

Os mal-entendidos são tão comuns que muitas organizações, incluindo o FBI, publicam orientações explícitas de que o ícone de cadeado não é um indicador de segurança do site.

Quando o Chrome for atualizado para a versão 117, o ícone de cadeado será trocado por um símbolo de ajustes, um símbolo que será utilizado para demonstrar que é um item ciclável. Além disso, o cadeado não será totalmente removido, pois ele será uma das opções do submenu do novo botão de ajuste. Confira como ficará na captura de tela abaixo.

Captura de tela com o novo botão de ajustes no lugar do símbolo de cadeado para sites seguros no Chrome 117. Fonte: bleepingcomputer
Captura de tela com o novo botão de ajustes no lugar do símbolo de cadeado para sites seguros no Chrome 117. Fonte: bleepingcomputer

Lançamento e disponibilidade

A retirada do ícone de cadeado acontecerá com o lançamento do Chrome 117, que estreará no início de setembro de 2023, segundo o Google.