O Chrome 113 ganhará a API WebGPU, oferecendo gráficos 3D de alto de desempenho. A informação veio através do site NeoWin, onde é dito que a nova API já está disponível por padrão na versão beta do Chrome 113 e chegará em breve ao canal estável do navegador.

A API WebGPU é um novo padrão da Web e traz um conjunto de instruções para aceleramento gráfico de hardware e computação desenvolvida que foi trabalhado por engenheiros do Google, da Apple, da Mozilla, da Microsoft e outras empresas. De forma semelhante ao DirectX, Metal e Vulkan, a WebGPU proporciona uma renderização diretamente da GPU, acessando recursos mais avançados. Esta tecnologia promete reduzir a carga de trabalho do JavaScript para os mesmos gráficos, além de proporcionar uma melhora de três vezes nas interfaces do modelo de aprendizado de máquina (machine learning).

API WebGPU chega ao Chrome 113, aprimorando a capacidade gráfica do navegador. Fonte: Oficina da Net
API WebGPU chega ao Chrome 113, aprimorando a capacidade gráfica do navegador. Fonte: Oficina da Net

Com o lançamento do WebGPU no Chrome 113, os desenvolvedores poderão desenhar imagens com cenas altamente detalhadas com muitos objetos diferentes, além de executar algoritmos avançados para criar cenas realistas e rodar modelos de aprendizado de máquina (machine learning) com mais eficiência. A API WebGPU é o resultado de mais de 6 anos de desenvolvimento conjunto.

Onde a API WebGPU é suportada?

No momento, a WebGPU está disponível somente na versão beta do Chrome, mas será lançada também no Firefox e no Safari em breve. Ela é suportada por:

  • PCs com Windows com DirectX 12
  • macOS
  • ChromeOS com suporte a Vulkan

De acordo com o Google, em breve haverá suporte para Android e Linux.