Embora pareça uma boa opção, por vezes uma compra online internacional pode sair mais cara do que o desejado. É dito isso, pois alguns casos, a fiscalização brasileira pode cobrar imposto e multa sobre a encomenda. Em alguns casos, a cobrança da Receita Federal pode ter um valor maior do que a própria mercadoria, levando algumas pessoas a desistirem de regularizar a entrada da encomenda.

Todos os serviços de correio ou transportadora ofertam ao destinatário uma opção de recusar o objetivo, independente se é na etapa do envio, ou da entrega do produto. Em suma, o destinatário pode negar receber a encomenda por muitos motivos. E a depender das circunstâncias, o remetente pode ter que pagar uma taxa adicional.

Sendo assim, veja abaixo, como você pode recusar uma encomenda, e o que acontece se você recusar uma entrega importada.

O destinatário pode recusar uma entrega?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

Embora não pareça ético que um destinatário recuse ganhar um objeto enviado pelos correios, existem algumas razões que o podem justificar. Abaixo, veja algumas ocasiões nas quais o destinatário pode recuar a entrega do objeto:

  1. Quando o destinatário não estava a espera de nenhuma encomenda;
  2. Quando a encomenda se destina para outra pessoa;
  3. Quando o destinatário não quer mais receber a encomenda;
  4. Quando o destinatário escolher fazer o pagamento na entrega e não tem o valor necessário para fazer o pagamento;
  5. Por fim, é possível recusar o pacote, quando o mesmo está danificado ou não corresponde ao item que você encomendou.

O que acontece se o destinatário recusar uma encomenda?

Quando ocorre a recusa de um objeto pelo destinatário na hora da entrega, o funcionário devolverá a encomenda, de forma temporária, para o armazém da transportadora, ou para os Correios. Esse processo acontece tanto no caso de recusa de encomendas domésticas, como no caso das entregas internacionais.

A depender do serviço de correios responsável pela entrega, o remetente poderá ser contactado para poder achar um meio de entrega para a encomenda recusada. Em outras situações, o remetente poderá ter acesso ao estado da entrega usando o número de seguimento da transportadora/correios, que geralmente indicará algo como "envio recusado".

Assim que ocorre a recusa da encomenda pelo destinatário, podem acontecer diversas situações:

  • O remetente poderá recolher a encomenda;
  • Acontecerá a devolução da encomenda ao remetente;
  • A encomenda pode ser destruída.

O destinatário pode recusar uma encomenda enviada à cobrança?

Nos envios à cobrança, o pagamento da encomenda é realizado pelo destinatário, diretamente ao entregador, na hora em que for receber o pedido. Esse tipo de serviço é muito tradicional em Portugal e na Espanha, ainda mais em vendas de e-commerce.

Em suma, o destinatário tem sim, o direito de recusar a encomenda enviada para cobrança. Em algumas situações, a recusa da encomenda acontece pois o cliente não tem o valor necessário, ou ainda, desistiu de comprar o produto.

Nesses casos em que o destinatário recusa a encomenda à cobrança, ocorre a devolução do pedido junto ao remetente. E ele precisa pagar o valor total da entrega e da devolução, que pode ser diferente, consoante o serviço de correios contratado.

Porém, o remetente nem sempre precisa pagar a devolução do volume se o destinatário recusar o objeto. Tudo dependerá de cada caso, e da transportadora. Cabe ao remetente decidir se vai ou não cobrar uma taxa extra do destinatário, pelos serviços à cobrança, ou tornar obrigatório o pré-pagamento para as futuras encomendas do mesmo cliente.

Como recusar uma encomenda?

Créditos: Divulgação/Canva
Créditos: Divulgação/Canva

É possível recusar a entrega de uma encomenda dos correios de duas formas: No primeiro caso, o destinatário precisa informar o entregador no momento da entrega, que deseja recusar a encomenda. Nessa situação, o entregador pode solicitar que o destinatário assine um documento para confirmar a sua desistência do produto.

Ou então, o destinatário pode simplesmente recusar a entrega. Ao escolher por essa opção, o destinatário ganhará uma notificação para recolher o produto no posto de correios, ou na transportadora. Se não o fizer até certo período, o volume vai ser destruído ou devolvido ao remetente.

Em suma, essa opção é a menos ética. É dito isso, pois é um desperdício de tempo e esforço do entregador, da empresa de correios e do remetente. Sendo assim, se você quiser recusar uma entrega, a recomendação é que o faça antes do vendedor processar o envio da encomenda.

É possível recusar uma encomenda internacional que tenha um objeto taxado?

Mesmo que seja raro, podem acontecer casos nos quais os destinatários recusem o recebimento de encomendas internacionais, que possuem objetos taxas. Em geral, isso aumenta, muitas vezes, a despesa do remente. Situações como essas podem ocorrer ao:

  1. Ganhar um presente que ultrapasse o valor máximo aceito pela alfândega: nessa situação, pode ser aplicado não apenas o pagamento de IVA como também de taxas aduaneiras. E isso, faz com que muitos destinatários se recusarem receber o objeto.
  2. Receber uma compra cujo objeto deve ser taxado à entrada do país: poderá aplicar-se o pagamento de IVA e taxas aduaneiras que, muitas vezes, não são consideradas pelos clientes/destinatários no instante da compra.

Independente do caso, o remetente recebe a notificação para poder dar seguimento ao envio. Assim, o objeto pode ser devolvido ou mesmo destruído caso o remetente não esteja disposto a pagar os custos da devolução.

E se o objeto chegou danificado, posso recusar?

Embora as transportadoras façam o seu máximo, ninguém está livre de acidentes. E assim, uma encomenda pode sim chegar danificada. Nesses casos, é natural que o destinatário recuse a encomenda quando isso acontecer.