O 5G puro, também chamado de standalone, só será disponibilizado aos brasileiros a partir de julho de 2023. A informação veio através do Jornal de Brasília, onde é dito que as operadoras estimam que o preço do 5G irá custar mais caro do que o 4G.

De acordo com as informações, quando o 5G standalone chegar, os preços dos planos pós-pagos serão de no mínimo R$ 250, seguindo os preços internacionais. Isso poderá mudar de acordo com a massificação (popularização) do serviço e dos aparelhos com suporte ao 5G.

Qual é a diferença do 5G atual e o standalone?

Basicamente as operadoras estão utilizando atualmente a infraestrutura da rede 4G para disponibilizar o 5G. O diretor de soluções da Nokia para América Latina, Wilson Cardoso, diz:

"Uma rede 5G não-standalone permite a disponibilização mais rápida do 5G, já que o que acontece é a reutilização da rede de core 4G. Em uma arquitetura 5G de tipo standalone, não há dependência alguma do 4G."

Expectativa de crescimento do 5G no Brasil

As operadoras esperam que em 3 anos haverá 500 milhões de acessos utilizando a tecnologia de internet móvel 5G. Essa estimativa considera tanto assinantes residenciais quanto empresariais. Mas enquanto isso não acontece, as operadoras de telefonia batalham para migrar os clientes que utilizam hoje o 4G para o 5G DDS.

O 5G DDS utiliza para funcionar frequências do 4G para atingir velocidades do 5G com latência (tempo de resposta entre o celular e as antenas espalhadas pela cidade) menor. Enquanto houver a utilização desta "rede alternativa" 5G, os preços irão permanecer os mesmos.

Você pretende utilizar a tecnologia 5G nos próximos 2 anos? O que achou dos valores estimados do 5G standalone? Comente abaixo e compartilhe conosco a sua opinião?