No mundo digitalizado de hoje, os notebooks se tornaram as melhores "estações" de trabalho. Ainda assim, apesar de serem portáteis, eles não têm uma característica importante - acesso à Internet.

A maioria dos modelos no mercado requer um ponto de acesso ou um dispositivo externo para ficar online. Em nossa era de escovas de dentes e chaleiras habilitadas para internet, isso parece frustrante.

Inclusive, há muitas pessoas se perguntando como acessar Internet em qualquer lugar de um notebook. Por conta disso, elaboramos esta matéria para que você possa saber como usar internet 3G, 4G e 5G no seu notebook. Dessa forma, você não vai mais passar aperto, e estará o tempo todo conectado.

Como usar internet 3G, 4G ou mesmo 5G em seu notebook?

  • Se você possuir um chipset de cartão 3G, 4G ou 5G instalado no seu notebook, basta você se inscrever em um serviço de banda larga móvel;
  • Ou ainda, conecte um modem USB 4G, 3G ou 5G externo ou se conecte sem fio a um hotspot móvel.
  • Por fim, você pode instalar um aplicativo tethering no seu telefone. Dessa forma, é possível compartilhar os dados móveis com o seu notebook.

Banda larga móvel 5G, 4G ou 3G integrada

Em suma, a grande maioria dos notebooks e tablets mais atuais, ofertam uma opção de banda larga móvel. Assim, basta você instalar um chipset 3G, 4G ou 5G no notebook. Após a inscrição em um serviço de banda larga móvel, você terá acesso à internet, sem fio.

Vantagens:

  • Você tem uma internet móvel sem fio, já configurada assim que você compra o seu notebook;
  • Além disso, ele é menos intrusivo que um stick de notebook USB 3g, 4G ou 5G.

Contra

  • Você não pode transferí-lo para outros notebooks ou dispositivos.

5G, 4G ou 3G Laptop Stick

Se você ainda não possui uma placa de banda larga móvel embutida, ou quer um dispositivo separado que possa ser utilizada com mais de um notebook, um modem USB 5G, 4G ou 3G é muitos simples de instalar.

Em suma, trata-se de um plug-and-play como a grande maioria dos dispositivos USB. Você pode comprar o stick do notebook e se inscrever no plano de banda larga móvel da operadora sem fio, ou ainda, de varejistas.

Vantagem

  • Pode ser utilizado em diversos dispositivos. Alguns dispositivos operam como pen drive USB para armazenamento portátil e outras finalidades úteis.

Desvantagem

  • Fica para fora da porta USB do seu notebook;
  • É fácil de inserir no lugar errado, ou ainda, perder.

Hotspot móvel 3G, 4G ou 5G

Em suma, os hotspots movéis podem se tratar de dispositivos de hardware, como o Freedom Spot do FreedomPop. Ou ainda, um recurso do seu dispositivo móvel.

Além disso, você conecta o seu notebook sem fio ao hotspot móvel 5G, 4G ou 3G, da mesma maneira que faria com uma rede Wi-Fi ou hotspot Wi-Fi. Assim como ocorre com as outras opções, você terá que assinar um plano de dados móveis para o seu dispositivo de hotspot móvel.

Ou também pode ser que você precise pagar uma tarifa de "hotspot" extra para poder utilizar o seu recurso de hotspot integrado no seu smartphone. Uma das grandes vantagens de um ponto de acesso móvel, entretanto, é que geralmente você pode conectar mais de um dispositivo a ele, para o acesso compartilhado à Internet móvel.

Vantagem

  • Em geral, pode conectar 5 ou mais dispositivos móveis simultaneamente.

Desvantagem

  • É necessário carregar um dispositivo separado (apesar dos pontos de acesso móveis serem muito finos e pequenos, como um cartão de crédito).

Tethering de celular

Em suma, o Tethering ou Ponto de Acesso se trata de uma funcionalidade que está presente em aparelhos móveis. Ele possibilita o compartilhamento de dados de internet através de conexão Wi-fi, Bluetooth ou cabo USB.

Assim, os usuários que estiverem dentro da rede, terão acesso a internet, usando o celular como roteador. A tecnologia pode ser útil nos instantes em que você precisa de internet para usar algum aplicativo, e não tem acesso a rede Wi-Fi.

Vantagem

  • Você pode usar o plano de dados que você já paga no seu celular, sem ter que arcar com custos extras.

Desvantagem

  • O tethering pode ser lento, bem como comprometer a bateria do smartphone, já que ele deve descarregar mais rápido.

Qual opção é melhor para você?

Além de ir a um ponto de acesso Wi-Fi ou cibercafé para acesso gratuito à Internet, o tethering é a opção mais barata para obter acesso à Internet no seu laptop quando você não estiver em casa. Se você tiver vários dispositivos ou quiser compartilhar uma conexão de banda larga móvel, um hotspot móvel faz mais sentido. Os sticks de laptop 3G, 4G ou 5G também são convenientes e fáceis de usar.